DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
19/01/2024 às 11h32min - Atualizada em 19/01/2024 às 11h32min

Guia do Alagoano 2024: saiba tudo sobre o estadual que começa neste sábado (20)

A bola vai rolar para o Campeonato Alagoano 2024 a partir deste sábado (20). São oito times que vão em busca do título estadual e das vagas diretas para a Copa do Brasil 2025. O TNH1 preparou um guia com tudo o que você precisa saber, com informações da competição - como os times presentes e o regulamento.

A edição deste ano terá o mesmo regulamento de 2023. Os times se enfrentam em turno único, com todos jogando sete partidas na fase inicial - passam os quatro melhores para as semifinais e finais da competição. Não haverá disputa de terceiro colocado.

Os times participantes

  • ASA, CRB, CSA, CSE, Coruripe, Cruzeiro de Arapiraca, Penedense e Murici.

A primeira rodada do Alagoano 2024

1ª rodada
20/01 – Sábado - 16h - Penedense x CRB
20/01 – Sábado - 16h - Murici x CSE
21/01 - Domingo - 16h - ASA x Cruzeiro
21/01 - Domingo - 17h - CSA x Coruripe


 

Regulamento - O Campeonato Alagoano será disputado entre janeiro e abril, sendo dividido na fase de grupos, semifinal e final. 

Os quatro classificados se enfrentam, em jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha (entenda abaixo) na fase inicial decidindo a vaga para a final em casa. O 1º colocado enfrenta o 4º, e o 2º joga contra o 3º.

A grande final, assim como nas últimas edições, também será disputada em dois jogos. A partida de ida foi marcada para o dia 03 de abril, enquanto a volta será realizada no dia 06. A decisão será no campo do time com melhor campanha nas fases anteriores somadas.
 

Conforme divulgado pela Federação Alagoana de Futebol, a “melhor campanha” é definida pelo número de pontos obtidos pela equipe e, em caso de igualdade, serão observados, em ordem, os critérios presentes no regulamento. Veja abaixo:

  • Maior número de vitórias;
  • Melhor saldo de gols;
  • Maior número de gols marcados;
  • Confronto direto, somente na hipótese de ocorrer entre dois clubes, sem levar em consideração o gol qualificado fora de casa;
  • Menor número de cartões vermelhos recebidos;
  • Menor número de cartões amarelos recebidos;
  • Sorteio.

Vagas nas Copas e na Série D - E a disputa do Alagoano vai além da conquista da taça. Aos finalistas, são garantidas duas das vagas de Alagoas na Copa do Brasil 2025. O campeão também garante passe direto para a Copa do Nordeste do ano que vem.

As outras vagas no Nordestão serão preenchidas por critérios definidos pela CBF e a Liga do Nordeste.

 

Já a última vaga para a Copa do Brasil, assim como no último ano, será disputada pelo terceiro colocado do Alagoano e o campeão da Copa Alagoas 2024, em jogos de ida e volta, com o mando de campo definido por sorteio. Para a disputa, os times poderão registrar os atletas no BID até o último dia útil que antecede a disputa da rodada final da Copa Alagoas.

E o VAR? No regulamento, a Federação Alagoana prevê a utilização da tecnologia em arbitragem, desde que a DA-FAF apresente condições técnicas, materiais e a autorização para utilização por meio da CBF e do IFAB (International Board). A implementação pode ser feita também no curso da competição.

Transmissão - O campeonato será transmitido pelos craques do Pajuçara Futebol Clube. Com reforço de Rosane Torres, os craques do 'time que já nasceu campeão' entram em campo para levar aos alagoanos a melhor atmosfesra. A transmissão começa sempre meia hora antes da bola rolar, com um show de informações de bastidores, recordação do atual momento das equipes, acompanhamento da chegada das torcidas ao estádio, análise das escalações e as últimas novidades antes do apito inicial.

? E tem mais! Após a narração dos espetáculos esportivos, ainda tem espaço para as famosas resenhas, momento em que será feita uma análise da partida, onde os craques da partida irão discutir as expectativas para os próximos duelos. E o melhor: com imagens dos melhores momentos no YouTube.

 











tnh1
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp