DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
17/04/2023 às 07h55min - Atualizada em 17/04/2023 às 07h55min

Aguardada há mais de 10 anos, ciclovia da Fernandes Lima transforma sonhos de ciclistas em realidade

Extensão da ciclovia chega a quase 5 km e garante mobilidade com segurança aos ciclistas e trabalhadores

Segurança, mobilidade, sustentabilidade, saúde e bem-estar. Esses são os adjetivos que resumem bem a nova ciclovia da Avenida Fernandes Lima, que foi inaugurada no sábado (15), pelo prefeito JHC. Essa é uma conquista aguardada por mais de uma década pelos ciclistas de Maceió, que comemoram o novo equipamento público com 5 km de extensão.

A obra, que até 2020 não havia saído do papel, avançou consideravelmente desde 2021, permitindo que ciclistas a utilizassem antes mesmo da inauguração. São mais de 300 mil maceioenses beneficiados com o aparelho público por escolherem a bicicleta como um meio de transporte e lazer.

Quem sabe bem a importância da segurança no trânsito é o Renato Gladiador, atualmente membro do grupo de ciclistas de Maceió, Pedal Aleatório. Para ele, a segurança é o principal benefício oferecido por meio desse espaço. Renato foi vítima de um acidente de trânsito. Por causa disso, ele teve que amputar a perna.

Apesar do desafio de se locomover com uma perna, ele não deixou o ciclismo de lado. “Quatro meses de cadeira de rodas, voltei a pedalar. Estou junto com o Pedal Aleatório e quero dizer a vocês que o prefeito está de parabéns, construindo a ciclovia para a gente pedalar por ela com segurança, saúde e liberdade, porque a gente fica longe dos carros”, afirma Renato.

Manuela Santos, 35 anos, usava antes a bicicleta apenas como esporte e lazer, em mata fechada ou regiões de usina. Para trabalhar, o único meio era o transporte coletivo. A realidade mudou, quando a ciclovia passou a ganhar forma, podendo ser usada pelos ciclistas e trabalhadores. A partir de então, ela passou a usar a bicicleta também para ir ao trabalho. Manuela mora no Centro, mas trabalha nas proximidades do Canaã.

“Por conta do trânsito, eu sempre ia de ônibus, mas agora foi que comecei a ir de bicicleta por causa da ciclovia. O tempo e a segurança tiveram maior impacto, porque os carros passam beirando os ciclistas e a ciclovia dá mais segurança. Então usava mais para esporte e lazer e agora para trabalhar”, afirma Manuela.

O percurso feito por Manuela para ir trabalhar é o mesmo trecho da ciclovia que já está em funcionamento. Ela pedala da Praça Centenário até a Avenida Valentim Diniz, na entrada do Canaã, totalizando quase 5 km de extensão. No sábado, o prefeito JHC assinou a ordem de serviço para mais 2,2 km, indo da entrada do Canaã até o Jardim Petrópolis.

Luan Acioly, 32 anos, que pratica modalidades radicais do pedal, desde os 13 anos, reforça o empenho da Prefeitura de Maceió em investir na mobilidade e na segurança dos maceioenses, com a construção de ciclovias, não só para a Fernandes Lima, como para outras localidades, a exemplo da Rota do Mar.

“Eu vejo no Biu, na Rota do Mar, na parte do Trapiche. É muito importante. Eu pedalo desde criança, Mountain Bike, que é pedalar em percursos com obstáculos, há uns 13 anos. Eu uso a ciclovia quando quero ir mais devagar. É um passo importante, algo que nunca foi feito antes”, aponta o ciclista.

A Ciclovia da Fernandes Lima conta ainda com guarda-corpos em 60 pontos do percurso para proteger o ciclista nos espaços mais próximos do tráfego de veículos; possui sinalizações horizontais e verticais, instaladas também nos cruzamentos da avenida.

Para melhor orientar quem pedala e quem dirige, decks de madeiras foram instalados em 20 pontos para preservar as raízes das árvores, mantendo um ambiente fresco e sustentável. Os serviços foram desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió (Seminfra).

Além disso, a ciclovia ainda contou com a poda das árvores e com serviços de jardinagem, executados pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).





















secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp