DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
04/10/2019 às 21h15min - Atualizada em 04/10/2019 às 21h15min

Técnicos não se livram de 'gangorra' no Campeonato Brasileiro

Estadão
Foto: Reprodução
Recentemente, num abraço entre Ney Franco e Abel Braga, no jogo entre Goiás e Cruzeiro, Abelão disse que a "vida de técnico está f...". Ele se referia à rodada anterior do Brasileirão, em que quatro colegas foram demitidos em menos de 24 horas. Na contramão da modernização do futebol brasileiro, que tenta transformar times em clubes-empresa e implementou uso do VAR nesta temporada, ainda há resquícios de amadorismo.

Cuca, por exemplo, deixou o São Paulo após cinco meses de trabalho. Não suportou a pressão. Privilegiou a saúde. Rogério Ceni caiu no Cruzeiro após oito partidas. Zé Ricardo foi trocado no Fortaleza. Oswaldo de Olveira foi dispensado do Fluminense após discussão com o meia Ganso. A briga foi mostrada na TV em jogo com o Santos.

O Estado ouviu treinadores e especialistas para analisar o que ocorre nesta relação. Alguns sintomas parecem evidentes. A saúde tem tirado profissional da beira do gramado. Muricy Ramalho parou. Cuca não quer correr riscos. Ele "saiu" do hospital para assuir o São Paulo e não suportou a pressão. Muitos dirigentes ainda continuam tomando decisões em cima dos resultados do dia. Ganhou, fica. Perdeu, vai embora. Os trabalhos dos técnicos também não são dos melhores.

Fernando Pires, presidente da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF), acredita faltar ética entre os próprio técnicos e vê omissão na CPF. "Existe um mercado fechado de técnicos. Vão de um clube para outro. Entre eles está faltando ética. Não dá só para culpar clubes. Se houvesse mais respeito, talvez não acontecessem casos como esses recentes.

Na opinião de Pires, clubes e treinadores deveriam ao menos cumprir a lei 8.650/1993, do Treinador Profissional de Futebol, que determina como tempo mínimo de contrato o prazo de três meses. Ceni e Zé Ricardo não ficaram nem isso em seus últimos trabalhos, no Cruzeiro e Fortaleza, respectivamente. "Se o técnico é chamado para subsituir um companheiro que foi demitido antes desse período, ele deveria pensar duas vezes. O mesmo pdoe acontecer com ele", afirma.

Há em estudo projeto de lei, chamado Caio Jr. (em homenagem ao técnico morto no acidente da Chapecoense), que tem como objetivo modernizar as leis trabalhistas. Jair Ventura, desempregado desde dezembro, quando foi demitido pelo Corinthians, diz que os técnicos precisam ser amaparados pela legislação. "Os treinadores têm de serem reconhecidos como profissionais. A legislação tem de limitar o número de trocas por times. Dois treinadores n máximo por temproada", diz. "Outro ponto é fazer os clubes cumprirem os contratos dos treinadores, como ocorre com os jogadores."

Este ano, a CBF obrigou todo treinador da Série A a fazer o curso Pro da entidade. O presidente da ABTF criticou a decisão. "Isso é um absurdo. O exemplo de que está tudo uma bagunça é o que aconteceu com o Cuca. Para assumir o São Paulo, mesmo com sua experiência, precisou se matricular no curso." Para ele, a entidade deveria ter o papel de monitorar o que ocorre na profissão.  "A CBF é uma entidade privada, ela regulamenta a competição, não faz lei. A lei em vigor diz o que deve ser cumprido."

A CBF respondeu ao Estado não ter qualquer relação com a ABTF e que reconhece apenas a Federação dos Treinadores, que não atendeu a reportagem.

Mudanças de Técnicos até a 22º Rodada:

2019: 14
2018: 19
2017: 16
2016: 17
2015: 18
2014: 19
2013: 17
2012: 11
2011: 15
2010: 21
2009: 19
2008: 23
2007: 21
2006: 24

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp