CSA e Chapecoense entraram em campo na noite de hoje (8) para duelo direto na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Melhor para o CSA, que venceu por 2 a 0 no Estádio Rei Pelé, em Maceió, no jogo que fechou a 18ª rodada.
Como placar indica, foi um jogo marcado pelo número dois. Foram dois pênaltis desperdiçados (um para cada lado), dois gols anulados pelo VAR (ambos para o CSA) e dois jogadores expulsos (ambos da Chapecoense). Foi, também, a primeira vez na competição em que o time alagoano marcou mais de uma vez na mesma partida. Os autores do gol da vitória foram Alecsandro e Jonatan Gómez — que chegou a dois gols no torneio. Com o resultado, o CSA ganha a posição justamente da Chape e sobe para 18º. Apesar de ainda seguir no Z4, a equipe chegou a 15 pontos e diminuiu para três pontos a diferença para o primeiro time fora da zona da degola. A Chapecoense, com 14, está em 19º.
Na próxima rodada, o CSA visita o São Paulo, domingo (15), no Morumbi. Um dia antes, a Chapecoense recebe o Vasco na Arena Condá. Cronologia do jogo O CSA dominou o primeiro tempo, mas precisou insistir bastante para inaugurar o placar. Aos sete minutos, a equipe já tinha dois gols corretamente anulados pela arbitragem — de Apodi e Alecsandro. Aos poucos, a Chape tentava reagir e chegou com perigo em finalizações de Gum e Everaldo. Depois disso, Alecsandro viveu dois momentos distintos. Primeiro, o centroavante desperdiçou uma cobrança de pênalti, defendida por Tiepo, e depois, aos 39 minutos, marcou de cabeça o gol que colocou a equipe em vantagem.
A Chape voltou melhor no segundo tempo e teve chance para igualar logo na volta do intervalo com uma cobrança de pênalti, mas Everaldo parou em defesa de Jordi. Apesar do revés, o time catarinense seguiu buscando o jogo, mas viu a situação complicar depois de duas expulsões — Márcio Araújo e Gum. Nos acréscimos, Jonatan Gómez liquidou a partida ao anotar o segundo do CSA.
O melhor: Apodi
Apodi foi o motor do CSA neste domingo. O lateral teve boa participação ofensiva — inclusive nos dois gols anulados logo no começo do jogo —, correu em todos os lados do campo e deu bastante trabalho para a defesa da Chape. Inclusive, foi uma arrancada de Apodi que resultou no segundo cartão amarelo, e consequente expulsão, de Márcio Araújo.
O pior: Everaldo
Artilheiro da Chape no Brasileiro, Everaldo não aproveitou a sua melhor chance de marcar nesta noite. O atacante desperdiçou um pênalti no início do segundo tempo, em um momento que a equipe perdia por 1 a 0. Foi o terceiro jogo seguido de Everaldo passando em branco.
CSA tem velocidade, mas peca em finalizações
A vitória poderia ter sido mais tranquila para o CSA. Isso se a equipe, que tem o pior ataque do Campeonato Brasileiro, aproveitasse as chances criadas ao longo do segundo tempo. Com dois a mais, a equipe chegou com chances no segundo tempo, mas só conseguiu liquidar a partida nos acréscimos, com Jonatan Gómez. Antes, no primeiro tempo, a equipe já havia ddesperdiçado um pênalti.
Chape cresce no 2º tempo, mas expulsões atrapalham
Depois de um primeiro tempo fraco, a Chape melhorou no segundo tempo. A tentativa de buscar o empate, no entanto, foi prejudicada com as expulsões. Em mais um jogo que Everaldo passou em branco, a equipe não conseguiu marcar.
Times se unem em campanha
Antes de a bola a rolar, a Chapecoense entrou em campo com uma faixa em apoio às famílias das vítimas do acidente aéreo da equipe em 2016. A iniciativa reivindica as indenizações pela corretora britânica AON e pelas resseguradoras Tokio Marine e Bisa. O CSA se juntou à campanha e também exibiu uma faixa na entrada para o gramado.