DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
20/06/2019 às 12h25min - Atualizada em 20/06/2019 às 12h25min

Peixes aparecem mortos na Lagoa Manguaba e pescadores da colônia Z-06 e da Federação de Pesca do Estado de Alagoas fazem manifestação

- Por: Jal Magalhães
Manifestação pede socorro para Lagoa Manguaba Foto: Adriano Lima
 

Pescadores fizeram uma manifestação pacífica, na manhã de hoje (20), porém de caráter sério e urgente, solicitando uma atuação efetiva do Governo Federal, Estadual, Municipal, do Ministério Público, do Ibama e da Secretaria Federal da Agricultura e Pesca para que o problema da mortandade de peixes na Lagoa Manguaba, que se repete pela terceira vez só neste ano, finalmente tenha um fim.

O Presidente Jailson da Silva da Colonia z-06 fez um desabafo indignado lamentando o trágico cenário que se encontra a lagoa, na região de Marechal Deodoro. “Não interessa mais receber laudo do IMA, pois a comunidade da região já cansou de receber laudos e dessa história de que a culpa é de fenômenos da natureza, pois como se justifica que na região do Pilar não acontece nada?”, declarou.  

“A gente quer que a Assembleia Legislativa com a Comissão da Pesca, representado por algum deputado, resolva o problema”, apelou o Presidente da Colônia Z-06. E ainda  alertou que não só os pescadores estão sendo prejudicados com a contaminação dos peixes, mas também os donos de restaurante, quem trabalha com turismo náutico e toda uma conjuntura da economia local.

A Lagoa Manguaba é a maior lagoa do litoral sul de Alagoas, localizada na região de Pilar e Marechal Deodoro, com 42 quilômetros quadrados banhados pelas águas do estuário do rio Paraíba do Meio e do estuário do Rio Sumaúma.

Desde o último domingo (16) milhares de peixes apareceram mortos às margens da lagoa e um estudo feito pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), divulgado em 06 de maio, apontou que a água estava contaminada, e ainda de acordo com o laudo, foi detectado a presença de coliformes fecais além do permitido, o que indica que tem esgoto sendo despejado na lagoa. 


Reporter Alexandre Prado registrando a manifestação na manhã de hoje


 

Site DDD82 | Manifestação dos percadores na Barra Nova | Reportagem



Imagens de Adriano Lima


VEJA MAIS FOTOS: 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp