DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
20/11/2023 às 12h16min - Atualizada em 20/11/2023 às 12h16min

IMA lança Mudômetro e aplicativo Alagoas Mais Verde nesta sexta-feira

O objetivo de incentivar e promover a arborização, o reflorestamento e o plantio de mudas em Alagoas

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) lança, na próxima sexta-feira (24), às 9h30, no auditório do IMA, o Mudômetro, um contador de mudas plantadas em tempo real, e o aplicativo Alagoas Mais Verde. A iniciativa faz parte do programa Alagoas Mais Verde e tem o objetivo de incentivar e promover a arborização, o reflorestamento e o plantio de mudas em Alagoas. A intenção é mobilizar a população, municípios de Alagoas, além de empresas para a importância da arborização nas cidades, tanto nas áreas rurais quanto nos centros urbanos.

 

O Mudômetro e o aplicativo Alagoas Mais Verde vão estar integrados. A partir do momento em que uma muda é plantada e registrada no aplicativo, automaticamente o plantio será computado no Mudômetro. Quem plantar mais receberá prêmios, no caso de pessoas físicas, além dos selos Alagoas Mais Verde Bronze, Prata e Ouro, na categoria empresas e municípios. O Mudômetro será instalado na fachada do prédio onde está sediado o IMA, no antigo Shopping Cidade, na Avenida Fernandes Lima, no Farol.

 

“O objetivo é proporcionar uma competição saudável onde o grande vencedor ao final será o meio ambiente. Nessa corrida, o IMA larga na frente com a vantagem de 1,5 milhão de mudas plantadas desde 2015, com nossos trabalhos de reflorestamento, recomposição de matas ciliares, plantio de mudas”, diz o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes.

 

Para intensificar o trabalho de arborização nos centros urbanos, o IMA lançou, em setembro, inicialmente em Maceió, o projeto Calçada Verde, que tem o objetivo de transformar as calçadas em faixas de solo preenchidas com plantas nativas. Para isso, a população pode solicitar o plantio em sua calçada pelo WhatsApp ou pelo QR Code disponibilizado nas placas das grades das mudas já plantadas.

 

“Essa iniciativa do IMA mostra como a natureza pode ser integrada de forma inteligente ao ambiente urbano, e assim proporcionar uma série de benefícios para os municípios e a população, a exemplo da redução de calor e a infiltração da água da chuva no solo. Nove bairros de Maceió já foram beneficiados, a exemplo de Cidade Universitária, Tabuleiro dos Martins, Benedito Bentes 1 e 2, Jatiúca, Riacho Doce, Santa Amélia, Ponta Verde e Pajuçara”, explica o superintendente de Preservação Ambiental do IMA, Pedro Normande, ao citar também o projeto Salsa Viva, que promove a revitalização da vegetação de restinga em Alagoas.

 

Alagoas Mais Verde

 

Desde 2015 o programa Alagoas Mais Verde leva arborização, reflorestamento, recomposição de matas ciliares aos municípios alagoanos, além da recuperação de áreas desmatadas, por meio do plantio de mudas de árvores nativas. Algumas espécies utilizadas no projeto são amplamente conhecidas e presentes nos biomas do Estado, a exemplo da aroeira-vermelha (Schinus Terebinthifolia), ingá (Inga edulis), ipê-amarelo (Handroanthus Ochraceus) e saboneteira (Sapindus saponaria).

 

 

O Alagoas Mais Verde já contemplou os 102 municípios do Estado, seja com o plantio de mudas ou com a doação dessas espécies. Em junho de 2021 a iniciativa bateu a meta de 1 milhão de mudas plantadas em todo o território alagoano. O programa Alagoas Mais Verde chega ao final de 2023 com 1,2 milhão de mudas plantadas e pretende ampliar ainda mais esses números.

 

 

Serviço

 

O quê: lançamento do Mudômetro e do aplicativo Alagoas Mais Verde

 

Quando: sexta-feira, dia 24

 

Horário: 9h30

 

 

Onde: auditório do IMA, Avenida Fernandes Lima, 679, 3° Andar (Antigo Shopping Cidade)





















alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp