DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
04/07/2023 às 11h01min - Atualizada em 04/07/2023 às 11h01min

Cão mais leal do mundo, Hachiko completa cem anos

Hachiko, o cão fiel que continuou esperando por seu dono em uma estação de trem no Japão muito depois de sua morte, completa 100 anos em novembro.

PetÉPop

O cãozinho Akita Inu, cuja história foi contada no emocionante filme Sempre ao Seu Lado, em que seu dono é interpretado pelo ator Richard Gere, chegou a ser homenageado com uma estátua de bronze do lado de fora da estação de Shibuya, em Tóquio, onde ele esperou em vão por uma década, desde 1948.

A estátua foi erguida pela primeira vez em 1934 antes de ser reciclada para o esforço de guerra durante a Segunda Guerra Mundial. No Japão, crianças em idade escolar aprendem a história de Hachiko como um exemplo de devoção e fidelidade.

História de Hachiko

Hachiko nasceu em novembro de 1923, na cidade de Odate, na prefeitura de Akita. No ano em que Hachiko nasceu, Hidesaburo Ueno, um renomado professor de agricultura e amante de cães, pediu a um aluno que encontrasse para ele um filhote de Akita.

Após uma cansativa viagem de trem, o filhote chegou à residência de Ueno, no distrito de Shibuya, em 15 de janeiro de 1924, onde inicialmente foi considerado morto.

De acordo com o biógrafo de Hachiko, o professor Mayumi Itoh, Ueno e sua esposa, Yae, cuidaram dele até recuperá-lo nos seis meses seguintes. Ueno o chamou de Hachi, ou oito em japonês. Ko é um título honorífico concedido pelos alunos de Ueno.

 

Ueno pegava um trem para o trabalho várias vezes por semana. Ele foi acompanhado à estação de Shibuya por seus três cachorros, incluindo Hachiko. O trio então esperaria lá pelo seu retorno à noite.

Em 21 de maio de 1925, Ueno, então com 53 anos, morreu de hemorragia cerebral. Hachiko estava com ele há apenas 16 meses.

“Enquanto as pessoas assistiam ao velório, Hachi sentiu o cheiro do Dr. Ueno em casa e entrou na sala. Ele rastejou para baixo do caixão e se recusou a se mexer”, contou o professor Itoh.

Hachiko passou os meses seguintes com diferentes famílias fora de Shibuya, mas eventualmente, no verão de 1925, acabou ficando com o jardineiro de Ueno, Kikusaburo Kobayashi. Tendo retornado à área onde seu falecido mestre morava, Hachiko logo retomou seu trajeto diário para a estação.

“À noite, Hachi ficou de pé sobre quatro patas na bilheteria e olhou para cada passageiro como se estivesse procurando por alguém”, escreveu Itoh.

Os funcionários da estação inicialmente o viam como um incômodo. Os vendedores de espetinhos jogavam água nele e os meninos o intimidavam e batiam. No entanto, ele ganhou fama nacional depois que o jornal japonês Tokyo Asahi Shimbun escreveu sobre ele em outubro de 1932.

A estação recebia doações de alimentos para Hachiko todos os dias, enquanto visitantes vinham de longe para vê-lo. Poemas e haicais foram escritos sobre ele. Um evento de arrecadação de fundos em 1934 para fazer uma estátua dele atraiu uma multidão de 3 mil pessoas.

A eventual morte de Hachiko em 8 de março de 1935 foi a primeira página de muitos jornais. Em seu funeral, monges budistas ofereceram orações por ele e dignitários leram elogios. Milhares visitaram sua estátua nos dias seguintes.

 
(Foto: Darel Low/Unsplash)

(Foto: Darel Low/Unsplash)

(Foto: Darel Low/Unsplash)© Fornecido por Pet é Pop

No empobrecido Japão do pós-guerra, uma campanha de arrecadação de fundos para uma nova estátua de Hachiko conseguiu arrecadar 800 mil ienes, o equivalente a cerca de 4 bilhões de ienes (aproximadamente R$ 134 milhões) hoje.

“Em retrospectiva, sinto que ele sabia que o Dr. Ueno não voltaria, mas continuou esperando. Hachiko nos ensinou o valor de manter a fé em alguém”, escreveu Takeshi Okamoto em um artigo de jornal em 1982. Como estudante do ensino médio, ele via Hachiko na estação diariamente.

Lembrando Hachiko

Todos os anos, no dia 8 de abril, um serviço memorial para Hachiko é realizado do lado de fora da estação de Shibuya. Sua estátua costuma ser decorada com lenços, gorros de Papai Noel e, mais recentemente, uma máscara cirúrgica.

Alguns de seus restos mortais estão enterrados no Cemitério Aoyama, ao lado de Ueno e Yae. Estátuas dele também foram colocadas em Odate, a cidade natal de Ueno, em Hisai, na Universidade de Tóquio e em Rhode Island, o cenário americano do filme de 2009.

Odate também tem uma série de eventos agendados este ano para celebrar seu 100º aniversário. “Mesmo daqui a 100 anos, esse amor incondicional e dedicado permanecerá inalterado, e a história de Hachiko viverá para sempre”, disse Eietsu Sakuraba, autor de um livro infantil em inglês sobre Hachiko, em conversa com a BBC.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp