DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
10/10/2023 às 11h34min - Atualizada em 10/10/2023 às 11h34min

Guerra de Israel: 1º avião da FAB chega a Tel Aviv para resgatar brasileiros

Mais de 2 mil pessoas fizeram pedidos de expatriação para o Brasil desde o início do conflito, no sábado (7); segunda aeronave brasileira já decolou

CNN Brasil

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou em Tel Aviv, em Israel, às 9h41 desta terça-feira (10) em um esforço para repatriar brasileiros que manifestaram interesse em retornar ao Brasil após ataques do Hamas e de outros grupos armados no último fim de semana.

O voo partiu de Roma às 6h42 (horário de Brasília). A decolagem de volta ao Brasil deve por volta das 12h e o avião e seguirá diretamente para Brasília. O pouso no Brasil está programado para 1h (horário de Brasília) da quarta-feira (11).
A aeronave KC-30 pousou na segunda-feira (9) às 2h50 (horário de Brasília) na capital italiana após 9 horas de voo, proveniente do Rio Grande do Norte.

O modelo da aeronave tem capacidade para transportar até 238 passageiros, de acordo com a FAB.

Os candidatos à repatriação devem seguir critérios de prioridade: em um primeiro momento, residentes no Brasil sem passagem aérea serão priorizados.
Desde o início do conflito, o Itamaraty disponibilizou um formulário online para o cadastramento de pessoas interessadas no resgate pela FAB.
 

Cerca de 2.200 pessoas haviam sinalizado interesse pelo resgate, a maioria dos quais turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém, segundo o ministério.

Fontes do governo afirmam que, nesse número, há 25 brasileiros que estão em Gaza.

Como as fronteiras estão fechadas, o governo brasileiro está em contato com a embaixada no Cairo, capital do Egito, para tentar a retirada do grupo que está em Gaza pelo país.
 

Interlocutores afirmam que, como a Faixa de Gaza é controlada pela Irmandade Muçulmana, o Itamaraty tenta contato com o grupo islâmico para negociar a repatriação.

O Itamaraty recomendou que todos que possuam passagens aéreas ou que possam comprá-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, o maior aeroporto internacional de Israel, para liberarem assentos nas aeronaves da FAB.

Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, segundo estimativas do Itamaraty, sendo que a maioria está fora da área de conflito.

Segunda aeronave da FAB

A segunda aeronave KC-30 decolou de Brasília na segunda-feira (9) às 16h20 (horário de Brasília) – levando também cinco médicos, dois enfermeiros e um psicólogo – para auxiliar no resgate em Israel, em ação batizada de Operação Voltando em Paz.

A aeronave está a caminho com previsão de 11h30 de voo, informou a FAB.

Na missão, estarão disponíveis ainda outro KC-30, 02 KC-390 e 02 VC-2, totalizando 06 aeronaves.
 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp