DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
18/12/2018 às 10h34min - Atualizada em 18/12/2018 às 10h34min

Gestora ambiental do Greenpeace conta como é trabalhar em ONGs: escritório x atuação no campo

Cristiane Mazzeti, especialista em florestas, relata rotina que envolve pesquisas e visitas a campo. Ela dá dicas de como ser selecionado para trabalhar no terceiro setor.

g1.com.br
A gestora ambiental Cristiane Mazzeti trabalha como especialista em florestas no Greenpeace, organização não-governamental (ONG) com escritórios em mais de 41 países. Para estar próxima das áreas mais desmatadas, ela mora em Manaus e viaja com frequência para o sul do Amazonas e para o Pará. Suas tarefas têm como foco pressionar o governo e empresas privadas para uma política mais sustentável.

    Gestor ambiental: o que faz, onde trabalha e qual o salário?
    TESTE VOCACIONAL: com qual carreira você mais se identifica?
    Procura por curso de ensino superior na modalidade 'tecnológica' dobra em 10 anos

O dia a dia é dinâmico. Um expediente pode ocorrer no escritório, pensando em campanhas de preservação do meio ambiente. Na semana seguinte, Cristiane talvez esteja caminhando por uma área recém-queimada para exploração da madeira.

Abaixo, veja o que a especialista conta sobre trabalhar com gestão ambiental no terceiro setor:

Tarefas de uma especialista em florestas

“Eu tenho muitos afazeres – desde dar entrevistas até fazer pesquisas. Planejo e executo campanhas de preservação ambiental, coordeno times multidisciplinares e defino estratégias para combater um problema. No caso do desmatamento no sul do Amazonas, por exemplo, pesquiso quem está envolvido, vejo com quem podemos falar e penso em parcerias.

O trabalho tem várias esferas: divulgar na mídia o que está acontecendo, conversar com comunidades afetadas pelas queimadas ou incêndios florestais, fazer relatórios com ideias de como zerar o desmatamento. Depois, buscamos outras ONGs e escritórios do Greenpeace que apoiem essa causa. Até relação com parlamentares acontece: em 2015, submetemos uma proposta de lei sobre o desmatamento, por exemplo, e fomos a várias audiências públicas.”

Dicas de como ser selecionado para uma vaga em ONG

“Para trabalhar no Greenpeace, por exemplo, não é exigido que se tenha uma especialização. Mas, como a formação em gestão ambiental aborda vários temas, é interessante que o profissional vá sentindo, ao longo da carreira, se precisa focar em algum tema e estudá-lo mais a fundo.

No caso da minha vaga, de especialista em florestas, alguns critérios importantes são: conteúdo que o profissional domina, experiências extracurriculares, estágio, habilidade de comunicação e entendimento da causa de problemas ambientais.”

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp