O feriado prolongado de 20 de junho (Corpus Christi) vai coincidir com o início do inverno no dia 21 de junho e também com o início do rompimento do bloqueio a passagem de uma grande frente fria. A passagem desta frente fria vai causar chuva e queda da temperatura principalmente no Sul do Brasil, mas algumas áreas do Sudeste e o Mato Grosso do Sul também terão um pouco de chuva e diminuição do calor.
Durante o fim de semana prolongado, o sol, o calor e o tempo seco vão predominar no Brasil. Os primeiros dias do inverno terão frio só no Sul do Brasil, mas o calor também vai diminuir em algumas áreas do Sudeste.
Confira como vai ficar o tempo no feriado prolongado de 20 de junho e nos primeiros dias do inverno de 2019. O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 12h54 no horário de Brasília.
Na véspera do feriado do dia 20, a passagem de uma frente fria provoca chuva e queda da temperatura generalizada sobre o Sul do Brasil. Pode chover e ventar forte em alguns locais.
Na quinta-feira, 20 de junho, e até o fim do feriado no domingo, 23 de junho, o Sul do Brasil fica sob influência de uma forte massa de ar frio de origem polar. Esta massa de ar frio deixa o tempo firme, com sol e baixa temperatura em toda a Região. Temperaturas abaixo dos 10°C devem ser observadas em muitas áreas do Sul durante o feriado prolongado. Faz frio em todas as capitais. Quem for viajar deve ter atenção com o nevoeiro nas estradas no começo da manhã. No amanhecer da quinta-feira
Pode voltar a chover na noite no domingo, 23, no sul do Rio Grande do Sul, com a aproximação de outra frente fria.
Atenção com o mar agitado durante todo o feriadão!
O feriado prolongado do dia 20 de junho e os primeiros dias do inverno serão com sol, tempo seco e sem muito frio em quase todo o Sudeste. A passagem de uma frente fria causa chuva e queda da temperatura nas áreas da Região que ficam próximas ao mar.
No feriado da quinta-feira, 20 de junho, a frente fria deixa o sul do leste de São Paulo com muitas nuvens. Pode chuviscar na Grande São Paulo e esfria à noite. Chove no litoral paulista. Na região de Campos do Jordão, no Vale do Paraíba (SP), no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira, ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. O sol e o calor predominam nas demais áreas do Sudeste
Na sexta-feira, 21 de junho, primeiro dia do inverno, quase toda a Região Sudeste tem muito sol. A entrada do ar frio de origem polar deixa a temperatura amena no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Sul de Minas. No sul e leste de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o dia é com muitas nuvens. Chove no litoral fluminense e capixaba incluindo as capitais.
No fim de semana, 22 e 23 de junho, o sol predomina no Sudeste. Tem previsão de muitas nuvens e chuviscos só no Espírito Santo, no Vale do Rio do Doce e no Vale do Jequitinhonha. O calor diminui nestas regiões.
Atenção com o mar agitado!
O sol, o calor e o tempo seco predominam na Região Centro-Oeste durante o feriadão.
A frente fria que avança sobre o Brasil no feriado prolongado de 20 de junho terá alguma influência apenas em Mato Grosso do Sul. Neste estado, ocorrem algumas pancadas de chuva com raios na quarta-feira, 19. No dia de 20 de junho, o sol já estará predominando, mas a presença do ar polar deixa a temperatura amena. A madrugada da sexta-feira, 21 de junho, será um pouco fria em Mato Grosso do Sul, mas a tarde já terá calor.
Em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal, o sol e o tempo seco predominam durante todo o feriado prolongado e nos primeiros dias do inverno. Não tem previsão de chuva e nem de resfriamento acentuado. A temperatura à noite e ao amanhecer fica amena, como é comum nesta época, mas a tarde é quente e seca, com níveis de umidade relativa entre 20% e 30% em muitas áreas.
O feriado prolongado de 20 de junho e o começo do inverno de 2019 serão com muito sol e sem chuva em quase todo o Nordeste.
No feriado do dia 20, quinta-feira, tem previsão de chuva passageira e fraca na faixa litorânea entre Salvador e Natal. No oeste e no litoral do Maranhão podem ocorrer algumas pancadas de chuva a partir da tarde.
Na sexta-feira, 21, quando começa o inverno, a chegada de uma frente fria ao litoral sul da Bahia estimula o aumento da nebulosidade e mais pancadas de chuva por todo o litoral baiano. O vento frio chega em rajadas moderadas a fortes no litoral sul a Bahia.
O litoral de Sergipe, da Paraíba e o litoral leste do Rio Grande do Norte podem ter chuva passageira. Pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer no oeste e litoral do Maranhão.
Durante o primeiro fim de semana do inverno, 22 e 23 de junho, tem previsão de muitas nuvens e pancadas de chuva em todo o litoral do Nordeste, nas áreas de Agreste e da Zona da Mata.
O feriado prolongado de 20 de junho e o começo do inverno de 2019 serão com áreas de instabilidade na porção norte da Região Norte do Brasil.
Assim, o Amapá, Roraima, o centro-norte do Pará e o centro-norte e oeste do Amazonas terão dias com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Pode chover forte inclusive nas capitais destes estados.
Já o Acre, em Rondônia, na parte sul do Amazonas, no sul e leste do Pará e no Tocantins, o ar seco predomina no feriado prolongado de 20 de junho. O sol fica forte o dia todo e faz calor. Não tem previsão de chuva.