De acordo com pesquisadores canadenses, o jogo de queimada é mais do que apenas uma popular atividade de playground popular, é uma ferramenta de intimidação e opressão visando estudantes.
Os pesquisadores argumentam que há um “currículo oculto” na queimada que reforça a opressão daqueles “percebidos como indivíduos mais fracos através do exercício da violência e do domínio”.
Burns — ao lado dos colegas pesquisadores David Burns, professor da Universidade da Colômbia Britânica, e Claire Robson, professora da Universidade Simon Fraser — argumentou que a queimada ensina os alunos a se desumanizarem e cria condições de insegurança nas escolas.
“Dodgeball (a queimada) é o único jogo em que o humano é o alvo”, disse Butler. “Nenhum outro jogo se concentra nisso.” Ele acrescentou: “É o mesmo que legalizar o bullying”.
Os pesquisadores reconheceram que seu relatório será criticado (e com muita razão) por muitos que argumentam que o jogo é divertido, mas eles estão convencidos de que as coisas poderiam ser feitas de forma diferente.