04/06/2019 às 13h37min - Atualizada em 04/06/2019 às 13h37min

Prefeitura tem programação especial para a Semana do Meio Ambiente

- Fonte: Secom Maceió
Semana Maceió Mais Sustentável. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
 

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), realiza a Semana Maceió Mais Sustentável.

programação é diversificada e vai desde mutirão de limpeza e entrega de horta comunitária a doações de mudas e trilhas nos parques municipais. Para o titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres, a Semana Maceió Mais Sustentável busca conscientizar os maceioenses. “Neste ano, a programação traz abordagens referentes à limpeza urbana, sustentabilidade, coleta seletiva e meio ambiente, principalmente sobre o descarte adequado de resíduos especiais e a importância do reaproveitamento”, frisou.

Como parte da ação, a Prefeitura montou, no estacionamento do Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras, um espaço, aberto das 09h às 22h, para distribuição de material educativo, doação de mudas e coleta de resíduos especiais, como medicamentos vencidos ou em desuso, lâmpadas fluorescentes e eletrônicos.

Projeto recolhe medicamentos vencidos e em desuso e outros resíduos especiais.  Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

A estrutura ficará montada até a próxima sexta-feira (07) e conta com o apoio da BioDigital, Qualitec e do Conselho Regional de Farmácia.

O representante do Conselho Regional de Farmácia, Cayo Borges, explica que é necessário dar uma destinação específica para medicamentos, já que o princípio continua ativo mesmo quando descartado. “Orientamos que os consumidores tentem descartar este resíduo em pontos de coleta para evitar a contaminação do meio ambiente. Devemos evitar descartar em casa, seja no vaso sanitário, na pia ou no lixo comum, porque a fórmula química ainda continua em atividade, mesmo sendo vencido ou em desuso”, esclarece.


Lâmpadas fluorescentes podem ser descartadas no local. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió
 

Alfredo Guilherme, representante da Qualitec e técnico em Meio Ambiente, afirma que é possível reciclar 99% das lâmpadas fluorescentes e evitar a contaminação da natureza por meio do reaproveitamento de materiais tóxicos como o alumínio, o pó fosfórico e o mercúrio. “O interessante é que aproveitamos esse material e inserimos na cadeia produtiva como matéria-prima, deixando de retirar da natureza outros materiais. Então trabalhamos com a economia circular, ou seja, ele volta pra cadeia produtiva como novos produtos”, disse.

O técnico ressalta que para descartar as lâmpadas, os maceioenses podem depositar o material nos pontos de coleta Reciclos, localizados em supermercados da Capital.

Resíduos eletrônicos podem ser 100% reaproveitados se descartados corretamente. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Segundo Jadiel de Lira, diretor da Biodigital – empresa que realiza coleta de resíduos eletrônicos e é parceira da Prefeitura – é possível reciclar 100% de todo tipo de resíduo eletrônico e seus subprodutos e reinseri-los na cadeia produtiva. “Quando o material chega à empresa, ele é descaracterizado por completo, separado por tipo de material (plástico, fibra, resíduos eletrônicos, ferro, etc), classificado de acordo com o teor de metal pesado e encaminhado para a indústria especializada, onde este material vai ser derretido e a matéria-prima vai ser extraída. São substâncias que se descartados de forma incorreta serão prejudiciais tanto para o meio ambiente em si, quanto para os seres humanos”, explica.

Ele esclarece que podem ser doados desde geladeiras a fones de ouvido. “Nós recebemos todo tipo de equipamento eletroeletrônico, funcionou à base de eletricidade, plugou na tomada é resíduo eletrônico e isso inclui computadores, geladeiras, ar condicionado, rádios, celulares, TVs”, exemplificou.

A empresa também realiza serviço de coleta a domicílio gratuitamente. Para agendar, basta ligar 3013-4478 ou 99648-7044. Além disso, a população de Maceió conta com o serviço da Sudes de coleta de volumosos a domicílio. As solicitações podem ser feitas pela Central de Limpeza por meio do 0800 082 2600 ou do WhatsApp 9 8802-4834. As ligações são gratuitas e o atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Confira a programação completa da Semana Maceió Mais Sustentável aqui.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

O que deve ser feito com os prédios abandonados de Maceió que oferecem riscos à saúde pública e à vida das pessoas?

73.2%
26.8%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp