22/08/2021 às 10h02min - Atualizada em 22/08/2021 às 10h02min

Ecopontos são alternativa à população para fazer o descarte correto de resíduos

Por mês, instrumento recebe cerca de 1.400 toneladas de materiais

Os Ecopontos foram pensados pela Prefeitura de Maceió para coibir e reduzir o descarte irregular de resíduos em mais de 180 pontos crônicos mapeados pela cidade. Nos cinco pontos espalhados pela cidade, nas partes alta e baixa, são coletadas cerca de 1.400 toneladas de resíduos por mês.

Os pontos funcionam nos bairros da Pajuçara, Vergel do Lago, Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia e no Conjunto Santa Maria, na Cidade Universitária. É o que informa a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), responsável pela administração dos Ecopontos. (confira o endereço no final do texto)

Neles, a população e os carroceiros que fazem transportes na na cidade podem descartar de pequenos volumes (até um metro cúbico) a resíduos de construção civil, restos de poda e material inservível e volumoso – como móveis e eletrodomésticos em desuso.

De acordo com o superintendente municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ivens Tenório, o Ecoponto é uma forma de reduzir o descarte inadequado de resíduos em vias públicas, evitando os chamados pontos de lixo crônico.

“Hoje, temos cinco Ecopontos, mas estamos trabalhando para beneficiar outras regiões da cidade. A gente pede que o cidadão que contrata um carroceiro tenha a certeza que o material será entregue em um deles e não despejado no meio da rua. Assim podemos cuidar da nossa cidade, do meio ambiente e fazer a destinação correta dos resíduos sólidos”, ressalta o superintendente.

Além de realizar o descarte nos Ecopontos, outra forma do cidadão ajudar a manter a cidade limpa é solicitar a coleta de volumosos por meio da Central de Monitoramento da Sudes. “Quem tem sofás, cadeiras, geladeira e outros móveis ou eletrodomésticos que não têm mais serventia pode ligar para o número 0800 082 2600 ou enviar a solicitação pelo Whatsapp 98802-4834. A partir destes contatos, a coleta é programada e uma equipe da Sudes vai até a casa do cidadão para recolher o material gratuitamente”, acrescenta o superintendente.

Endereço Ecopontos:

Pajuçara: Rua Campos Teixeira, n°476;
Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;
Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;
Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 – Jardim Petrópolis;
Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária




fonte:maceio.al.gov


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp