DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
11/12/2019 às 11h32min - Atualizada em 11/12/2019 às 11h32min

6 curiosidades para entender o que são e como funcionam os vulcões

Essas montanhas que se abrem para o interior da Terra podem provocar graves desastres naturais. Entenda como elas funcionam e quais são os recordes mundiais

Vulcões são aberturas na crosta terrestre pelas quais gases e magma – uma espécie de líquido pastoso que existe no interior da Terra a uma temperatura de 600 a 1200ºC – são lançados à superfície. É daí que vem o nome: a palavra deriva de Vulcano, deus do fogo na mitologia romana.

Essas erupções surgem por causa da movimentação das placas tectônicas que compõem a crosta terrestre. Por estarem em constante movimento, podem se afastar ou colidir, provocando terremotos, maremotos ou o surgimento de vulcões.

Veja algumas curiosidades sobre eles:

1. Existem diferentes tipos

Há quatro tipos principais de vulcões, classificados de acordo com seus formatos, composição do magma e o modo de erupção. São eles: estratovulcões, que têm forma cônica e uma pequena cratera no cume; vulcões escudo, que expelem grandes quantidades de lava e gradualmente formam uma montanha larga, que parece um escudo; cones de escórias, os tipos mais simples de vulcões, são pequenos e formados por magma com pouca viscosidade; e os vulcões submarinos, que ficam no fundo dos oceanos.

2. A quantidade é desconhecida

Cerca de 80% da superfície terrestre foi formada por causa das atividades vulcânicas. O número exato de vulcões, porém, é uma incógnita. A estimativa é que nos últimos 10 mil anos tenham existido entre 1300 e 1500 vulcões ativos, sem contar os submarinos.

3. Eles podem ser ativos, dormentes ou extintos

A vida de um vulcão pode durar de alguns meses até milhões de anos, e não existe consenso sobre o que é um vulcão ativo. Em geral, são considerados ativos os vulcões que apresentam sinais de instabilidade. Já os dormentes são aqueles que não se encontram em atividade, mas podem ser perturbados; e os extintos têm pouca probabilidade de erupção (ainda que seja difícil afirmar com total certeza).

4. Alguns vivem em erupção constante

Com essas considerações e ressalvas, estima-se que existam cerca de 500 vulcões ativos no mundo. É provável que 20 vulcões estejam ativos neste exato momento (um deles é o vulcão Whakaari, na Nova Zelândia, que entrou em erupção no dia 9 de dezembro de 2019).

O mais ativo de superfície é o Kilauea, no Havaí, que desde 1983 está em constante erupção. E o que está há mais anos em atividade é o Monte Etna, na costa siciliana da Itália, ativo há 3500 anos. Sua erupção mais recente foi em 2018.


5. Círculo de fogo, o polo de vulcões

A maior concentração de vulcões fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, região de 40 mil quilômetros de extensão no oceano onde ficam as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do mundo. Há mais 450 vulcões na região, que também é constantemente sujeita a terremotos.

6. Os maiores vulcões do Sistema Solar

O vulcão mais alto do mundo é o Mauna Kea, no Havaí, do tipo escudo, que tem uma elevação de 4.207 metros — se fosse medido da base do oceano ao topo, chegaria a 10.203 metros, ultrapassando o Monte Everest. Já o mais largo é o Mauna Loa, também no Havaí.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp