DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
12/04/2024 às 11h11min - Atualizada em 12/04/2024 às 11h11min

Olimpíadas Brasileiras de Física e de Ciências estão com inscrições abertas

Estudantes da rede estadual somaram 40 medalhas nas duas competições em 2023

As escolas alagoanas já podem inscrever seus estudantes nas edições 2024 de duas das mais importantes olimpíadas de conhecimento do país: a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). As inscrições nas duas competições devem ser feitas nos sites www.obfep.org.br e www.onciencias.org.

Em 2023, a rede estadual de Alagoas somou 40 medalhas nas duas competições.

 

 

 

OBFEP

A Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas está com inscrições abertas até o dia  3 de junho e é direcionada para estudantes de escolas estaduais, municipais e federais do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio, além de seus respectivos correspondentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

 

As provas estão marcadas para os dias 20 de agosto (1ª fase) e 23 de novembro (2ª fase).

 

 

Em 2023, 17.597 estudantes da rede pública de Alagoas foram inscritos na OBFEP, número que fez com que o estado fosse o terceiro maior em número de escolas inscritas na olimpíada. Deste quantitativo, 15.555 estudantes foram da rede estadual de ensino, o que equivale a 88,3% do total de inscritos.

 

 

ONC

 

 

Já a Olimpíada Nacional de Ciências está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto. As provas estão agendadas para o período de 15 a 17 de agosto (1ª fase) e 12 a 13 de setembro (2ª fase). Uma das mais complexas olimpíadas de conhecimento do país, a ONC reúne em sua prova conteúdos de astronomia, biologia, física, história e química.

 

 

Podem ser inscritos estudantes de escolas públicas ou particulares do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, além de alunos da 4ª série do ensino técnico. As provas são online, mas caso a escola não tenha possibilidade de aplicá-las digitalmente, pode solicitar envio de PDF para aplicação impressa. Neste caso, a solicitação de aplicação dos testes impressos deve ser assinalada logo no ato de inscrição na olimpíada e com pelo menos 15 dias de antecedência em relação às provas da primeira fase.

 

 

 

Em 2023, a ONC teve 84 mil inscritos em Alagoas, com um aumento considerável de participantes da rede estadual.

 

 

Benefícios

 

 

Além de enriquecer seus conhecimentos nestas disciplinas, a participação nas olimpíadas traz diversas vantagens para os participantes. Os estudantes medalhistas podem concorrer às vagas olímpicas em universidades como a Unicamp e a USP sem precisar se submeter a um vestibular. Além disso, no caso da OBFEP, os medalhistas também têm a chance de receber bolsas de iniciação científica.




















alagoas.al.gov.br

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp