DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
14/12/2023 às 09h24min - Atualizada em 14/12/2023 às 09h24min

Saúde Alagoas garante assistência obstétrica as gestantes da capital

Parturientes devem se encaminhar ao Hospital da Mulher e à Maternidade Escola Santa Mônica


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assegurou, na quarta-feira (13), que a assistência as gestantes da capital alagoana e dos municípios que integram a Região Metropolitana de Maceió está assegurada pela Rede Estadual de Saúde. Para isso, o Hospital da Mulher, situado no bairro Poço, em Maceió, dobrou a capacidade de atendimento para gestantes de baixo risco, com a ampliação da equipe de obstetrícia.

 

 

E além do Hospital da Mulher, a Rede Assistencial de Obstetrícia conta, ainda, com as Maternidades Nossa Senhora da Guia e do Hospital Veredas, destinadas às gestantes de baixo risco. Quanto às gestantes de alto risco, as duas referências são o Hospital Universitário (HU) e a Maternidade Escola Santa Mônica conforme a vinculação realizada durante o pré-natal.
 

O diretor-médico do Hospital da Mulher, João Medeiros, enfatiza que a maternidade da unidade está preparada para suprir a alta demanda com o fechamento da Maternidade Santo Antônio. Ele destaca, ainda, que as parturientes podem se tranquilizar, uma vez que a unidade acolherá todas as gestantes.

“O Hospital da Mulher é referência tanto para maternidade de baixo risco quanto para pacientes que procuram as UPAs em casos de hemorragias. Portanto, é fundamental esclarecer a população que, diante do fechamento da Maternidade Santo Antônio, já tomamos todas as providências junto às equipes médicas na área de obstetrícia e insumos para suprir essa nova demanda. Quero deixar mães e parturientes tranquilas para virem ao Hospital da Mulher, pois serão bem acolhidas. Garantimos, também, que nossa unidade está capacitada para acolher a todas gestantes e recém-nascidos”, disse.

 

 

 

A estrutura materno-infantil do Hospital da Mulher conta com atendimento multidisciplinar, formado por fisioterapeutas, enfermeiros, obstetras e doulas, que são as acompanhantes de parto e oferecem assistência para a mulher no pré-natal, durante o parto e após o nascimento do bebê. O Hospital da Mulher também oferece assistência médica ao aborto e gestações ectópicas, bem como, realiza implantação e desenvolvimento do embrião fora do útero, podendo acontecer nas trompas, ovário, colo do útero, cavidade abdominal ou cérvix.

 

Maternidade Santa Mônica

 

Formada por áreas interligadas entre ensino, pesquisa e assistência, a Santa Mônica compõe a Rede Estadual de Urgência e Emergência no Atendimento Hospitalar Especializado às Urgências Obstétricas. A unidade possui 1.200 profissionais entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, biomédicos, técnicos de enfermagem.

 

 

O coordenador do Núcleo de Neonatal da Santa Mônica, Marcos Geraldo, explicou que a unidade é vinculada ao estado por meio da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

“A Santa Mônica é uma maternidade referência de Alagoas para casos de Alta Complexidade. Somos uma unidade assistencial vinculada à Uncisal, onde mantemos uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e com a rede de assistência à infância”, enfatizou.

 

 

 

Ainda segundo o coordenador do Núcleo de Neonatal da Santa Mônica, a unidade está acompanhando toda situação do fechamento da Maternidade Santo Antônio e está pronta para receber as pacientes que forem encaminhadas.

“A Maternidade Santa Mônica está engajada, faz parte da rede de assistência materno-infantil e estamos prontos para atender todas as gestantes de alto risco e também aos recém-nascidos que necessitarem da nossa assistência”, enfatizou Marcos Geraldo.















alagoas.al.gov.br

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp