DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
13/04/2024 às 11h44min - Atualizada em 13/04/2024 às 11h44min

Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea em Penedo na segunda-feira

Ação será realizada das 8h às 17h no Expresso Saúde do município, situado na Praça Barão de Penedo

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta segunda-feira (15), das 8h às 17h, cadastro de candidatos para a doação de medula óssea no Expresso Saúde do município de Penedo, situado na Praça Barão de Penedo. A ação, que visa aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que atualmente conta com 63 mil voluntários, ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

Para se candidatar a doador de medula óssea é necessário estar com boas condições de saúde, ter entre 18 e 35 anos, além de portar documentos como CPF ou RG, e um comprovante de residência. No momento do cadastro, o voluntário preenche um formulário e faz a doação de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter o código genético.

 

Por meio do código genético, será feito um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), com o objetivo de constatar se o voluntário é compatível ou não com algum dos pacientes que necessitam de uma doação. Na maioria dos casos, as pessoas que necessitam de transplante de medula óssea, são pacientes acometidos por leucemia, doença conhecida como câncer do sangue.

 

 

No caso do voluntário que se cadastrar e for compatível geneticamente com um receptor, ou seja, um paciente que precisa do transplante de medula óssea, exames complementares serão realizados. No caso de constatada a compatibilidade, o potencial doador será convocado para realizar o procedimento, onde todos os custos serão financiados pelo Ministério da Saúde (MS), uma vez que o transplante de medula óssea não é realizado em Alagoas.

 

 

Segundo a assistente social do Hemoal Arapiraca, Áurea Nunes, a ação itinerante tem o objetivo de facilitar o acesso da população de Penedo ao cadastro no banco de doadores de medula óssea.

“A ação itinerante é fundamental, porque a cada 100 mil candidatos à doação, apenas um será compatível com um receptor e, deste modo, temos que aumentar o número de alagoanos cadastros, para que cresçam as chances de compatibilidade para quem precisa do transplante”, frisou.

































alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp