DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
21/10/2023 às 11h36min - Atualizada em 21/10/2023 às 11h36min

Mostra leva tecnologia e inovação para escolas de Penedo e Porto Calvo

Durante dois dias, evento mobilizou estudantes que estimularam a criatividade para desenvolver projetos voltados à sustentabilidade

 

A 1ª edição da Mostra Estadual de Criatividade,   Pesquisa, Inovação e Tecnologia na Educação, realizada esta semana, mobilizou centenas de estudantes da rede estadual de ensino que estudam em escolas nas regiões Norte e do Baixo São Francisco. Durante dois dias, professores e alunos apresentaram ideias inovadoras e trocaram experiências sobre projetos voltados, em sua maioria, a questões relacionadas à sustentabilidade.

 

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Ao todo, foram 60 projetos de iniciação científica elaborados por estudantes do ensino médio e expostos nas cidades de Penedo, na terça-feira (17), e Porto Calvo, na quinta (19).

 

Dois deles, inclusive, foram selecionados para a 22ª Feira de Criatividade e Inovação (Febrace), que ocorrerá em julho do ano que vem, em São Paulo. Elaborado por alunos da Escola Estadual Indígena Pajé Francisco de Queiroz, um dos projetos escolhidos aborda a utilização de ervas medicinais pelos indígenas da tribo kariri xocó, de Porto Real do Colégio.

 

Coordenadora da mostra, a professora Cristiane Souza destacou o alcance dos projetos desenvolvidos pelos participantes. “A mostra foi feita com muito carinho. O nosso objetivo é estimular os alunos a fazerem mais ciência, o que contribui, sobremaneira, para a aprendizagem. E como o foco é o desenvolvimento sustentável, esses projetos podem proporcionar, de imediato, um impacto muito interessante em cada comunidade na qual foi desenvolvido”, avaliou.

 

Para Edicleia Thaíde, gerente da 10ª Gerência Especial de Educação (GEE), o evento é mais um passo importante para o estímulo à ciência entre os estudantes do interior do estado. “Estou muito feliz com a oportunidade de compartilhar tanta coisa boa entre os nossos alunos. Vimos ideias incríveis para a solução de problemas do cotidiano, como o descarte correto de resíduos e a geração de energia limpa. Serviu de estímulo também para nós, professores. Enquanto gerência, abraçamos o projeto porque entendemos que ele veio para fomentar a pesquisa e a inovação nas nossas escolas”, comentou a também professora da rede estadual, destacando, em especial, o projeto de um robô inteiramente produzido com papelão.

 

O professor de física Micarlos Batista, da Escola Estadual Sebastião Felisberto de Carvalho, falou sobre o projeto que chamou a atenção de todos. “O projeto que eu e meu aluno [Magdiel Santos] desenvolvemos permite a criação de um robô, de quase dois metros, feito com material de baixo custo. Ele traz consigo vários conceitos da física. Além de criatividade, foi preciso também muita paciência. Foram vários experimentos até que chegássemos àquilo que imaginamos”, explicou Batista.

 

Outro projeto de destaque foi o desenvolvido para reutilizar papeis e produtos descartados. A autora, a aluna Carol Rodrigues, da Escola Estadual Professor Guedes de Miranda, de Porto Calvo, não escondeu a satisfação com o resultado.

“Reutilizar é preservar o meio ambiente, é fazer o bem a nós mesmos. É muito importante conscientizar as pessoas de que o descarte correto é possível, além de ser um dever de todos”, salientou a jovem estudante.











alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp