Cinco crianças que residem no Conjunto Imburi II, na cidade de Pilar, região metropolitana da capital alagoana, foram resgatadas em uma operação de emergência após apresentarem sintomas de intoxicação. As crianças, com idades entre 7 e 13 anos, foram socorridas quando começaram a demonstrar sonolência, sudorese, pele fria e pouco responsividade. O incidente coletivo ocorreu após um vizinho, que ainda não foi localizado, supostamente oferecer refrigerante às crianças.
Os pais das vítimas, que não têm parentesco entre si, perceberam rapidamente o mal-estar das crianças e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Três equipes de resgate foram mobilizadas para prestar socorro às crianças, que inicialmente foram encaminhadas para uma unidade de saúde local. Posteriormente, devido à gravidade da situação, elas foram transferidas para o Hospital Geral do Estado (HGE).
No HGE, três das crianças foram internadas na ala pediátrica, enquanto as outras duas foram alocadas na Ala Azul do hospital. As crianças passarão por uma série de exames para confirmar se realmente houve intoxicação. A assessoria do Hospital Geral do Estado confirmou que esses menores foram atendidos devido à intoxicação exógena e emitiu a seguinte declaração: "O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, admitiu cinco menores, nesta quinta-feira (14), por intoxicação exógena procedentes de Pilar. W. I. S. C., de 8 anos, C. E. C. S., de 10, M. L. A. S., 12 anos e L. W. S., 13 anos, estão em atendimento e o quadro de saúde é estável. D. H. F., de 13 anos, recebeu alta médica. Todos receberam o atendimento da equipe multidisciplinar da Emergência, foram submetidos a exames e medicações."
Além do atendimento médico, a Polícia Civil de Alagoas também deve iniciar uma investigação para apurar as circunstâncias do incidente e confirmar se houve envenenamento envolvido.