DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
04/09/2023 às 10h58min - Atualizada em 04/09/2023 às 10h58min

Escolas têm até o dia 18 para inscreverem trabalhos em concurso da Ufal

Iniciativa busca estimular o desenvolvimento de projetos capazes de solucionar problemas da comunidade

Agência Alagoas
Secretaria de Estado da Educação é parceira da Sinpete, que acontece em outubro, na capital e interior do Estado

Escolas das redes pública e particular de ensino têm até o dia 18 para inscreverem trabalhos no Concurso de Ações Inovadoras, evento que integra a programação da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A Sinpete ocorre de 16 a 20 de outubro, durante a realização da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) como parceira e cujas atividades ocorrem simultaneamente nos municípios de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi.

 

 

 

Para baixar o edital e se inscrever no Concurso de Ações Inovadoras, o interessado deve acessar o site  https://evento.ufal.br/sinpete-2023. Podem ser inscritos projetos de iniciação científica e tecnológica de escolas de ensino fundamental e médio. Para ser aceita, a proposta deve ser submetida pelos professores orientadores dos estudantes que integram a equipe.

 

Para professores

 

Neste mesmo endereço, professores também podem submeter propostas de atividades formativas (minicursos, palestras, oficinas, lançamentos de livros e manifestações culturais) e expor pôsteres/comunicações orais de experiências inovadoras e exitosas nas escolas, especialmente dos programas Professor Mentor e Pibic Jr. As inscrições para as propostas de formação seguem até o dia 18 deste mês, enquanto o cadastro para exposição de pôsteres pode ser feito até o dia 30.

 

 

Visitação de escolas

 

Escolas públicas e particulares também podem agendar visitas de seus alunos à Sinpete. As inscrições ocorrem pelo site  https://evento.ufal.br/sinpete-2023, no período de 22 a 30 de setembro, e os grupos devem ter entre 15 e 45 alunos – que, por sua vez, precisam estar acompanhados por, no mínimo, dois servidores da respectiva escola.

 

Na ocasião, os estudantes terão acesso a espaços temáticos com atividades nas áreas de Física, Matemática, Biologia e Química. As visitações acontecerão nos seguintes polos:

 

Maceió | Ufal - Campus A. C. Simões; Arapiraca | Ufal - Campus de Arapiraca; Delmiro Gouveia | Ufal - Campus do Sertão; Palmeira dos Índios | Uneal - Campus III; Maragogi | Ifal - Campus Maragogi.  

A Sinpete

 

Promovida pela Ufal, a Sinpet – que também conta com o apoio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) – busca proporcionar atividades de iniciação científica para estudantes da educação básica ao ensino superior. O evento é gratuito e com direito a certificado.

 

E a rede estadual de ensino foi destaque na edição 2022 da Sinpete, quando estudantes e professores das escolas estaduais Professor Loureiro, de Murici, e Professor Theotônio Vilela Brandão, de Maceió, tiveram seus projetos selecionados para publicação na compilação científica “Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável” – lançada pela Ufal no dia 16 de agosto deste ano, durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp