DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
19/08/2023 às 10h59min - Atualizada em 19/08/2023 às 10h59min

Pilar renova compromisso com o Unicef para Busca Ativa Escolar

Estratégia visa levar de volta à escola as crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula ou em risco de abandoná-la

Ascom Pilar

A Prefeitura de Pilar oficializou a renovação do compromisso com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para o fortalecimento da Busca Ativa Escolar. Pilar, inclusive, está entre os 13 municípios alagoanos que vão receber, de forma presencial, as oficinas promovidas pela Associação de Defesa da Educação (Asserte), organização social parceira do Unicef. Na última quarta-feira (16), uma equipe da Asserte esteve na Escola Municipal Dr. Manoel Ramos, em Pilar, para a assinatura do novo termo de compromisso.

O objetivo é reconduzir à sala de aula as crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandono da sala de aula, assegurando a todos o direito à educação de qualidade. Técnico da Asserte, Paulo Paixão conversou com os profissionais responsáveis pelo trabalho de busca ativa em Pilar, destacando o alcance das ações já desenvolvidas na cidade. “Viemos para contribuir, para capacitar as equipes e fortalecer esse trabalho intersetorial, conhecendo melhor a cidade e seus desafios. Com esse suporte, temos certeza de que o Município vai avançar ainda mais”, disse.

Os articuladores da Busca Ativa em Pilar contam com toda a estrutura para transformar verdadeiramente a vida das pessoas. O Município, inclusive, criou o Disk Busca (82 98701-5758), um canal de WhatsApp exclusivo para que a população informe à secretaria sobre alunos que deixaram de frequentar a sala de aula. O contato direto e diário dos profissionais com a comunidade, aliás, é um ponto forte da iniciativa.

O prefeito de Pilar, Renato Filho, cita os números para evidenciar a preocupação do Município com a questão. “Os números atestam nossa responsabilidade, o compromisso de querer fazer sempre mais e melhor. Construímos novas escolas, levamos internet para as casas dos alunos e, não à toa, saltamos de 5,7 mil alunos, em 2017, para dez mil estudantes matriculados nas escolas do Município em 2023. Além disso, Pilar foi a primeira cidade do Brasil a aderir ao Google for Education, sendo, ainda, a primeira de todo o Norte e Nordeste a ter uma escola pública municipal bilíngue. A rede municipal, portanto, conquistou a credibilidade que lhe faltava, e isso também se deve à série de investimentos que temos feito. Seguiremos neste caminho, buscando sempre melhorar a prestação dos serviços públicos”, avaliou o gestor.

Renato recordou que a Prefeitura criou, recentemente, o programa Vale Letra: Ler e Escrever Valem Muito – cuja finalidade é zerar o analfabetismo absoluto entre pessoas maiores de 15 anos de idade, garantindo uma bolsa no valor de R$ 120 para cada estudante que não sabe ler e escrever e se matricula na rede municipal, na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Também presente à assinatura, o secretário municipal de Educação, Clewinho Cavalcante, destacou a importância da parceria, bem como os resultados obtidos mediante a integração dos profissionais. “Trata-se de uma ação intersetorial que também conta com o apoio das secretarias de Saúde e Assistência Social, para que possamos identificar barreiras que vão além da sala de aula. Isso porque o estudante pode estar enfrentando alguma dificuldade em casa ou no trabalho, algo que o impeça de estar na escola. Por isso é que criamos um verdadeiro cinturão social, a fim de acolher integralmente quem, por qualquer motivo, deixou de estudar”, explicou o secretário.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp