DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
16/08/2023 às 17h50min - Atualizada em 16/08/2023 às 17h50min

Câmara criará comissão especial para buscar soluções para falta de vagas nos cemitérios

Proposta foi apresentada pela vice-presidente da casa vereadora Silvania Barbosa (MDB)

Dicom/CMM

A superlotação dos cemitérios da capital foi tema de discussão na Câmara de Vereadores de Maceió. Essa demanda entrou na pauta após a indicação do presidente Galba Netto (MDB) para que o município inicie o levantamento de uma área para a construção no Benedito Bentes. O assunto será aprofundado por uma Comissão Especial proposta pela vice-presidente da casa, vereadora Silvania Barbosa (MDB). Na sessão, desta terça-feira (15) ela retomou o debate diante da informação de que muitas pessoas têm tido dificuldade de sepultar seus entes queridos por falta de vagas.


Segundo Galba, o tema é relevante e precisa ser amplamente discutido. Ele lembrou que é urgente que ocorra o debate até mesmo para a construção de um cemitério vertical e um crematório público. "Esse é um tema importante na nossa cidade pois já estamos com as vagas saturadas e ainda perdemos um equipamento desse na área afetada pela mineradora. Na indicação que apontamos a construção de um cemitério na parte alta de Maceió. Ele teria muita importância para a cidade", observou Galba. 


Silvania lembrou que o tema precisa ser tratado com urgência, porque no momento quando ocorrem mortes, não são poucas as vezes em que os vereadores são procurados por familiares para que ajudem a viabilizar sepultamentos. Durante o seu pronunciamento ela revelou que no final de semana foi contatada por uma família que viveu um drama para sepultar um parente. Uma das alternativas era levar o corpo para ser sepultado em outra cidade.


"Isso seria por não ter mais um local para sepultar em Maceió. Estou fazendo um apelo para que o prefeito mobilize os secretários para visitarem os cemitérios de Maceió. As pessoas tomam um choque quando chegam nestes locais. Não é digno enterrar uma pessoa como eles estão no momento. A situação é muito preocupante e está pior do que na época da pandemia. As pessoas estão pedindo mausoléus de parentes e amigos", disse a vereadora.


A parlamentar revelou que decidiu pela criação do grupo de trabalho por conta de um dado que recebeu na semana passada de que no IML há corpos congelados por falta de local para sepultamento. Conforme revelou, não teve condições de confirmar a informação, mas a denúncia foi feita por uma conselheira tutelar. 


No plenário, os vereadores Luciano Marinho (MDB) e Dr. Valmir Gomes (PT) apoiaram a iniciativa da formação da comissão e se apresentaram como interessados em fazer parte do grupo. A formalização do pedido deve ocorrer na sessão de quarta-feira (16) para a apreciação em plenário. 



Cemitério vertical


O vereador Siderlane Mendonça (PL) apoiou a iniciativa da vereadora em debater o assunto com mais profundidade com o Executivo. Durante seu pronunciamento ele revelou que em breve chegará à casa um projeto sobre a criação do primeiro cemitério vertical da capital. 


"Muitas das vezes já vi pessoas enterrando os seus entes queridos no corredor dos cemitérios da cidade de Maceió. Comungo com a ideia de que esse cemitério público venha para a parte alta de Maceió. Vai chegar à casa um projeto nesta casa para a construção de cemitérios verticais", disse Siderlane. 


Diante desta necessidade ele revelou que já propôs ao Executivo que seja realizada uma visita a cidade de São Paulo, com o objetivo de conhecer como é feita a gestão de um cemitério vertical.


 

Visita

 

A sessão da CMM foi realizada com a presença da imagem da padroeira de Maceió Nossa Senhora dos Prazeres que tem percorrido várias repartições públicas da capital. Com a sua chegada a sessão foi interrompida para um momento de devoção e em seguida os trabalhos parlamentares foi retomado. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp