Depois de ser referência negativa na capital por causa da morte por eutanásia do cachorro Apolo, em fevereiro deste ano, o Centro de Zoonoses, de responsabilidade da Prefeitura de Maceió, foi alvo de uma fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), que autuou o local, na última quinta-feira (3), devido à ausência do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e licença ambiental.
O Centro de Zoonoses é comandado por Dario Guedes Lima, indicado para o cargo pelo deputado estadual Delegado Leonam, aliado do prefeito JHC (PL). O IMA tem recebido denúncias sobre infrações ambientais que têm sido cometidas pelo Centro de Zoonoses, e não há, sequer, uma cobrança do parlamentar que, tem usado de suas redes sociais para defender a causa animal.
O IMA também constatou que foi identificado o acondicionamento inadequado de bombonas de resíduos infectantes, bem como desconformidades em medicações de uso veterinário. O Centro de Zoonoses não esclareceu sobre a destinação dos efluentes líquidos da unidade.
As situações encontradas no Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) estão sendo avaliadas em um parecer técnico feito pela equipe do IMA. Na sequência, esses relatórios serão encaminhados para outros órgãos competentes.