O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está cada vez mais próximo, e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) intensifica as ações para preparar os estudantes da rede estadual para as provas. Na próxima segunda-feira (10), cerca de 350 alunos das escolas do Baixo São Francisco irão se reunir em Penedo para participar de um aulão do programa Foca no Enem, no Teatro Sete de Setembro, das 8h às 11h.
Na ocasião, serão ministrados conteúdos das disciplinas de matemática, física e geografia. Segundo a gerente especial para Exames do Ensino Médio, Danielly Verçosa, no decorrer dos próximos meses, novos aulões serão realizados. “Teremos outros momentos presenciais e também virtuais pelo nosso canal do Youtube”, afirma a gerente, acrescentando que, no início do ano, a Seduc distribuiu o material do programa Foca no Enem para as escolas. “Entregamos 10 kits por turma”, recorda.
Rede estadual faz mutirão para inscrever alunos. Foto: Thiago Ataíde
Mobilização
Além dos aulões e da distribuição dos kits, uma das principais ações do Foca no Enem em 2023 foi a mobilização para que os alunos concluintes da rede estadual efetivassem sua inscrição no exame. Equipes gestoras, professores mentores e grêmios estudantis se uniram em um mutirão nas escolas, com ações de conscientização, esclarecimento e disponibilização de laboratórios de informática. E o resultado não poderia ser melhor: 22.854 inscritos, o equivalente a mais de 70% do quantitativo de estudantes concluintes da rede estadual em 2023. “Das 29.689 inscrições de estudantes da 3ª série do ensino médio em Alagoas, 22.854 são da rede estadual”, informa Danielly.
Na 9ª Gerência Especial de Educação (GEE), cujas unidades de ensino estarão presentes ao aulão do Teatro Sete de Setembro, são 1.316 alunos inscritos, o que representa mais de 78% dos estudantes concluintes das 12 escolas de ensino médio que compõem a regional e que estão distribuídas em sete municípios: Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Piaçabuçu, Feliz Deserto, São Braz e Olho d’Água Grande. “Das nossas 12 escolas de ensino médio, pelo menos a metade teve 100% de seus alunos de 3ª série inscritos no Enem”, estima o gerente Jorge Luiz Santos.
Jorge Luiz Santos, gerente da 9ª GEE. Foto: Thiago Ataíde
Alagoas
No último dia 29, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que coordena a aplicação do Enem, divulgaram o número definitivo de inscritos no exame (dados consolidados após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição). Serão 3,9 milhões de participantes em todo o país, o que representa um aumento de 13,1% em relação ao ano de 2022.
Já em Alagoas, 82.762 candidatos estão oficialmente inscritos no exame, o que significa um aumento de 32% na comparação com o ano de 2022, quando 62.723 pessoas se inscreveram. No intervalo de um ano, foram 20 mil candidatos a mais.
Dentre os municípios com maior quantitativo de inscritos estão Maceió, com 30.895 candidatos, Arapiraca, (11.929), Palmeira dos Índios (3.559), União dos Palmares (3.307) e Rio Largo (2.883).
No que concerne ao perfil dos candidatos alagoanos, 61% são do sexo feminino (50.435 participantes), 68,5% são autodeclarados pardos ou pretos (56.770 participantes), e 51,4% já concluíram o ensino médio (42.565 participantes). Os que estão cursando a última série do ensino médio totalizam 29.422 candidatos (35,5% dos inscritos), enquanto os treineiros – que não terminarão o ensino médio em 2023 – somam 10.558 candidatos (cerca de 13% do total).
Danielly Verçosa, gerente especial para Exames do Ensino Médio. Foto: Thiago Ataíde
alagoas.al.gov.br