DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
26/06/2023 às 09h47min - Atualizada em 26/06/2023 às 09h47min

Primeiro voto: data celebra a importância de conscientizar jovens sobre participação nas eleições

Justiça Eleitoral realiza campanhas periódicas para incentivar esse público a participar do fortalecimento da democracia

Mais de dois milhões de eleitores entre 16 e 17 anos participaram das Eleições Gerais de 2022. Em comparação com 2018, quando os jovens nessa faixa etária somavam 1,4 milhão de votantes, houve um acréscimo de mais de 50%. No Dia Nacional da Consciência do 1º Voto, celebrado nesta segunda-feira (26), a Justiça Eleitoral convida essa parcela do eleitorado a refletir sobre a importância do ato cívico e democrático de escolher os representantes do município, do estado e do país, em busca de melhorias para a sociedade brasileira.

A data foi estabelecida pela Lei nº 13.120, de 7 de maio de 2015, em memória à Passeata dos Cem Mil, que, em 1968, levou milhares de pessoas às ruas em defesa da democracia, entre elas, muitos jovens. Entretanto, antes disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) já realizavam campanhas periódicas para incentivar os jovens a exercer o direito ao voto.

No ano passado, a Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo TSE e por todos os 27 TREs, mobilizou esse público, o que contribuiu para aumentar ainda mais o número de brasileiras e brasileiros participantes ativos do processo eleitoral. Durante a campanha, o Portal da Corte publicou uma série de notícias com as principais informações sobre o pleito daquele ano, para que o público jovem não tivesse nenhuma dúvida quanto a prazos e regras das eleições e pudesse votar com segurança e confiança.

Além disso, as redes sociais da Justiça Eleitoral por todo o Brasil estreitaram o diálogo com os jovens, por meio de parcerias que foram além das instituições públicas. A mobilização contou com o apoio de diversos influenciadores digitais, clubes de futebol e organizações da sociedade civil.

Incentivo ao eleitor jovem

Há muitos anos, vários TREs desenvolvem o Programa Eleitor do Futuro. A iniciativa periódica, em algumas regiões, promove e capacita jovens de até 17 anos de idade em matéria de educação política, com a finalidade de ampliar e mobilizar esse contingente de futuros eleitores ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado.

Outra iniciativa importante do TSE voltada para esse público é a abertura da urna eletrônica em escolas e no próprio Tribunal. No ano passado, por exemplo, alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) puderam conhecer de perto o equipamento por dentro e por fora. A atividade também auxiliou no entendimento dos estudantes sobre como se dá o processo eleitoral e a importância do combate à desinformação. Estudantes de diversas instituições de ensino já participaram da ação, intitulada “Por Dentro da Urna”.

Conscientização

Votar é um ato cidadão, e estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral. No Brasil, o primeiro voto já pode ser dado a partir dos 16 ou 17 anos de idade, sendo considerado facultativo para essa faixa etária. Mesmo não sendo obrigatório para os menores de 18 anos, o voto é um instrumento de participação popular nos destinos do país.

O avanço tecnológico facilitou bastante a obtenção de informações sobre os candidatos, inclusive para realizar o alistamento eleitoral (tirar o primeiro título de eleitor), que pode ser feito pela internet.






















ama-al


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp