DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
19/12/2018 às 10h35min - Atualizada em 19/12/2018 às 10h35min

Gestão ambiental: setor de energia renovável gera mais de 10 milhões de empregos no mundo, diz estudo

Brasil está entre os maiores empregadores da área. Políticas públicas podem estimular crescimento ainda maior do mercado.

g1.com.br
A energia renovável, gerada a partir de recursos naturais, empregou 10,3 milhões de pessoas no mundo em 2017, direta ou indiretamente – um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior. Entram na conta fontes como hidroelétrica, energia solar fotovoltaica, energia solar por aquecimento, bioenergia e energia eólica. O levantamento foi elaborado pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês).

    Gestor ambiental: o que faz, onde trabalha e qual o salário?
    Gestora ambiental do Greenpeace conta como é trabalhar em ONGs: escritório x atuação no campo
    TESTE VOCACIONAL: com qual carreira você mais se identifica?

Os empregos são nos setores de planejamento, de produção e de instalação dos equipamentos – e podem ser ocupados por profissionais formados, entre outros cursos, em gestão ambiental. É possível também atuar na parte de controle de eficiência das novas fontes energéticas, como em uma rede hoteleira ou em um condomínio, por exemplo.



“O profissional de gestão ambiental precisa mostrar para as empresas a vantagem de implementar ações de sustentabilidade e estimular que invistam em formas alternativas de energia”, afirma Simone Kapusta, coordenadora do curso no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no campus de Porto Alegre.

O Brasil está entre os maiores empregadores do setor de energia renovável, junto com Estados Unidos, Índia, Alemanha e Japão - a China, sozinha, concentra 43% das oportunidades de trabalho. Analisando a distribuição de vagas em 2017, a maior parte está focada na energia solar fotovoltaica, com 3,37 milhões de oportunidades de emprego no mundo.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp