DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
19/12/2018 às 10h33min - Atualizada em 19/12/2018 às 10h33min

Análise de sistemas: vaga de emprego depende de formação constante, alertam profissionais do mercado

Formar rede de contatos, saber trabalhar em equipe e buscar novos cursos são dicas para conquistar espaço no mercado de trabalho.

g1.com.br


Os especialistas são claros: se o profissional de análise e desenvolvimento de sistemas não se atualizar, vai perder espaço no mercado. Professores de universidades e funcionários de grandes empresas – Microsoft, Gol, Ponto Frio, Google e Cinemark – deram dicas de como se destacar na carreira. Todos eles ressaltam que a constante renovação de conhecimento é vital para conseguir concorrer às vagas mais disputadas.

    TESTE VOCACIONAL: com qual carreira você mais se identifica?

“A base do conteúdo é sempre a mesma. Mas precisa saber que as tecnologias vão se modernizando”, explica Luciano Souza, coordenador do curso na Unip.

Há alguns anos, não se falava, por exemplo, de bitcoin ou de criptomoeda, como ressalta Renato Trindade, gerente da Page Personnel, consultoria de recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão.

“Não dá para parar de se capacitar. A demanda é grande nesse setor financeiro, por exemplo, e faltam profissionais capacitados. Depois das eleições dos EUA, passamos a falar ainda mais de segurança na Internet. Se um analista ou desenvolvedor de sistemas se especializar nisso, vai conseguir se destacar e seguir até carreira internacional”, conta.

Há conteúdo disponível gratuitamente na Internet, por exemplo. Também é possível fazer cursos de especialização, como uma pós-graduação em ciência da computação.

Gisele Busichia Baioco, coordenadora de bacharelado em sistemas de informação e tecnologia em análise de sistemas na Unicamp, cita outro tipo de formação: as certificações. “Após a universidade, quem quer atuar no mercado pode se especializar no desenvolvimento de alguma plataforma específica”, diz.

Funciona da seguinte forma: uma empresa como a Microsoft, por exemplo, abre vagas para um curso que ensine sobre um sistema específico usado por ela. Depois de terminarem as aulas, o aluno deve prestar um exame de qualificação. Se for aprovado, conseguirá a certificação e terá um diferencial em relação aos demais profissionais do mercado.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp