DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
17/05/2023 às 09h49min - Atualizada em 17/05/2023 às 09h49min

Estudantes de direito conhecem funcionamento da Câmara Municipal de Maceió

Os alunos da Uninassau foram recebidos pelos vereadores e acompanharam uma sessão ordinária

Um dia de aula prática foi vivenciado pelos alunos do curso de direito da Faculdade Uninassau na Câmara Municipal de Maceió. Acompanhados pelo professor Charles Belarmino da disciplina de ciência política eles acompanharam a sessão ordinária e posteriormente conversaram com parte dos parlamentares.  A recepção foi feita pelo próprio presidente da casa vereador Galba Netto (MDB) ao final das discurssões em plenário.
 
Galba ressaltou a importância dos universitários compreederem desde cedo as etapas do processo legislativo que tem muito da atuação jurídica uma vez que todas as leis e projetos discutidos na casa têm como base a legislação. E é a partir disso que se tornam realidade e mudam a vida das pessoas.
 
"Conhecer a realidade do parlamento logo no início do curso e acompanhar as discurssões como eles fizeram ajudará com certeza a compreender a realidade do município como ente jurídico representativo. É no parlamento que se expressam todas as necessidades da população e isso só é revertido em ações para ela a partir da elaboração de leis que por sua vez precisam levar em conta toda a estrura jurídica para se tornarem realidade", definiu o presidente.
 
Segundo o professor a visita teve uma grande relevância pois é no Legislativo Municipal onde as necessidades da capital são discutidas. E todo o processo de elaboração e tramitação das leis levam em conta demandas, opiniões e a participação popular. 
 
"Essa visita tem uma importância técnica que é a oportunidade dos estudantes conhecerem uma das áreas do direito que é o direito legislativo. Isto porque saímos da sala de aula e vieram vivenciar na prática. O segundo ponto importante é que juridicamente a vida acontece no município. Ele tem uma competência legislativa muito ampla, A atuação do advogado no dia a dia ,principalmente, se for para a área empresarial vai lidar muito com o direito legislativo por meio da legislação municipal", explicou Charles. 
 
Futuro
 
Um dos articuladores da visita, o estudante do 5° período Eric Johnson, definiu a oportunidade como sendo fundamental para o futuro como advogado. Tudo porque é no parlamento onde as principais necessidades da popualção reverberam.
 
"É fundamental para que possamos aplicar e vermos na prática o que temos visto nas aulas. É de extrema importância que a casa do povo possa receber a todos e nós alunos e podermos como de fato o que o professor ensina na sala de aula é aplicado. Vimos como funcionam as comissões temáticas, conversamos com os vereadores e o trâmite do que chega a casa. Foi importante entender na prática aquilo que discutimos enquanto teoria", comentou Eric.
 
O vereador João Catunda (PP) destacou que como defensor da participação da juventude na política é muito significativo encontrar estudantes interessados pelo funcionamento do parlamento. Conforme defendeu, da mesma forma que conquistou uma cadeira é possível passar para os futuros profissionais que isso também pode ocorrer com qualquer um deles.
 
"Receber o professor Charles com seus alunos tem um significado grande porque podemos despartar neles o interesse pela política. Quem sabe um deles pode vir a ocupar uma cadeira como hoje eu ocupo? Nós um dia tivemos acesso a política e a pautas que nos interessavam para poder trazermos melhorias para a população maceioense", completou Catunda. 
 
Além dele conversaram com os estudantes os vereadores Leonardo Dias (PL), o líder do governo Chico Filho (MDB)  e a vereadora Silvania Barbosa (MDB). 





















maceio.al.leg.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp