DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
08/05/2023 às 09h01min - Atualizada em 08/05/2023 às 09h01min

Feira Agrária do Crédito Fundiário possibilita escoamento de 40 toneladas de alimentos no Sertão

Projeto desenvolvido pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) beneficiou cerca de 200 agricultores familiares no intervalo de uma semana

 

Desde 2017, as Feiras Agrárias do Crédito Fundiário percorrem as cidades alagoanas com o intuito de contribuir com o escoamento da produção dos trabalhadores rurais, gerar renda e movimentar a economia do Estado.

Promovido pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), por meio de parcerias firmadas com as prefeituras municipais, o projeto conta com o incentivo do Governo de Alagoas e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária para seguir se expandindo.

Ao longo de 23 edições, a iniciativa já alcançou aproximadamente mil agricultores familiares quilombolas, acampados e assentados da reforma agrária. Na última quinta-feira (4), Senador Rui Palmeira sediou o evento – que, dias antes, passara pelos municípios de Santana do Ipanema e Palestina – pela primeira vez.

Entre as pessoas beneficiadas pela ação do Iteral estava dona Maria Olímpia, de 53 anos. Com os produtos que cultiva ao lado do marido, a moradora do Assentamento Pacas faturou pouco mais de R$ 4 mil, no intervalo de apenas uma semana. Em sua banca, os rui-palmeirenses buscavam jaca, inhame, milho, batata doce, maracujá, banana prata e uma série de outros alimentos fresquinhos, livres de agrotóxicos. Cada feira reúne, em média, cerca de 70 trabalhadores, entre pequenos produtores e artesãos.

Anfitriã da 1ª Feira Agrária e Quilombola de Senador Rui Palmeira, a prefeita Jeane Moura celebrou o empenho da gestão Paulo Dantas, no sentido de valorizar a agricultura familiar.

“Este projeto nos permitiu ofertar produtos diversificados, oportunizando segurança alimentar e geração de renda para os homens e mulheres da zona rural, que tiram seu sustento da agricultura. Gostaria de parabenizar o governador Paulo Dantas, a secretária Carla Dantas e o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, por atuarem em prol dos agricultores familiares, que aqui puderam comercializar o que produzem por valores justos”, pontuou.

Somente em Senador Rui Palmeira, quase 20 toneladas de alimentos foram escoadas. Quando somado aos números obtidos em Santana do Ipanema e Palestina, a quantidade dobra.

Para o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, o Instituto possui uma missão. “Temos o objetivo de proteger os trabalhadores rurais da figura do atravessador, que desvaloriza a produção dos pequenos produtores a fim de levar o que é deles por um preço irrisório”, alertou. Ainda de acordo com Jaime Silva, o governador Paulo Dantas já manifestou a intenção de expandir o projeto, para que as feiras agrárias cheguem aos 102 municípios alagoanos.

























ama-al


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp