A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) realizou atendimentos aos moradores da Grota do Cigano, no Jacintinho, durante o programa Brota na Grota, que tem levado ações de inovação, inclusão social e produtiva às comunidades de Maceió.
Durante a iniciativa foram cadastrados 26 trabalhadores no banco de dados do Sine Maceió e 39 feirantes. Mais de 15 jovens, com idades entre 16 e 29 anos, receberam atendimentos em busca de melhorar a qualidade de vida.
Um destes jovens que residem na Grota do Cigano, que aproveitaram a iniciativa do Brota na Grota para procurar os serviços da Prefeitura de Maceió, foi o jovem de 21 anos, José Clayton das Neves. Após se cadastrar com a Secretaria Municipal de Assistência Social, ele procurou orientações da equipe da Semtabes para conseguir uma vaga de emprego com carteira assinada.
“Estou atrás de um curso técnico e graças a Deus consegui. No momento, também estou precisando de um emprego para me ajudar. Hoje não trabalho fixo e moro só. Procuro a melhoria e um emprego que consiga conciliar o estudo com o trabalho. Minha expectativa está muito boa e estou aqui para dar o meu melhor”, ressalta.
O Secretário Municipal do Trabalho, Maurício Filho, explica que a aproximação dos serviços de atendimento ao trabalhador nas comunidades vai ajudar a inserir mais jovens no mercado, gerando mais renda para as famílias maceioenses.
“Além dos atendimentos de cadastro de currículos, orientações profissionais, disponibilizando cursos, nós também abraçamos a comunidade com cadastros de feirantes e de empreendedores que queiram atuar na Economia Solidária com o artesanato. Todas essas ações possibilitam a geração de renda para os maceioenses”, afirma.
Realizado pela Prefeitura de Maceió, o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, o Brota na Grota, tem o objetivo de criar oportunidades e melhorar a vida dos moradores de mais de 100 grotas espalhadas pela capital.
Na próxima semana, de segunda (13) a quinta-feira (16), das 9h às 16h, a Semtabes levará à Grota da Alegria, no Benedito Bentes, os serviços que criam oportunidades de geração de renda à comunidade, entre eles o cadastro de feirantes, cadastro de trabalhadores no banco de dados do Sine Maceió, oficinas de elaboração de currículo profissional, além de levar vagas de emprego para os moradores.
secommaceio