DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
28/12/2022 às 09h13min - Atualizada em 28/12/2022 às 09h13min

Formações na Educação fortalecem a rede municipal de ensino de Maceió em 2022

Neste ano foram realizadas mais de 1000 formações com os profissionais da Educação

Para fortalecer ainda mais a educação da rede municipal de Maceió, a Secretaria Municipal de Educação realizou mais de 1000 formações para contemplar as necessidades formativas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), Educação Especial. 

“Nós estamos investindo em formação para os profissionais da educação desde o início da gestão do prefeito JHC, de forma muito pontual, trazendo o que há de melhor para os professores e gestores. Entendendo que a escola não só é feita de paredes e móveis, mas de pessoas”, enfatizou a secretária-adjunta de Educação, Emília Caldas.

Programa Alfabetiza Maceió – O ciclo de formação iniciou em fevereiro de 2022 com a retomada do programa Alfabetiza Maceió, voltado para os professores da rede sendo dividido em dois grupos. Para os professores do 1º ao 3° ano foi trabalhado a rotina dos estudantes,  desde o acolhimento até a avaliação e a fluência de leitura. Para os professores do 4° e 5° ano, os encontros trataram do letramento de Língua Portuguesa e Matemática. 

A professora do segundo ano da escola Municipal Maria Nise da Silveira, localizada no bairro Antares, Maria Edjane Dias, ressaltou a importância de investir na qualificação do professor: “A formação é muito importante na vida do professor e de qualquer profissional que está refletindo, estudando sobre sua prática e procurando cada vez mais melhorias para o desenvolvimento do seu trabalho”, disse.

Educação Infantil - Na educação infantil foram mais de 90 encontros, com momentos formativos que tinham como maior objetivo preparar os profissionais a partir das referências teóricas e das experiências pedagógicas dos planejamentos ao longo do ano. 

Para a técnica pedagógica responsável pela coordenação das formações da Educação Infantil, Maria Marinho, as formações são muito importantes para construir uma educação que busca o desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos. “As formações continuadas, são importantes por contribuir para que mudanças imprescindíveis sejam consolidadas dentro e fora da escola”, afirmou. 

Educação Especial - A Educação Especial, parte significativa no processo educacional, contou com 16 encontros formativos, beneficiando 750 profissionais da educação especial da rede.

“A formação em serviço dos profissionais que atuam na modalidade de Educação Especial é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, tendo em vista a importância ímpar do atendimento qualificado de cerca de 2 mil crianças e estudantes matriculados em nossa rede que apresentam algum tipo de deficiência”, explica a técnica responsável pelo acompanhamento da Formação da Educação Especial, Vera Pontes.

E para contribuir com o desenvolvimento da habilidade digital docente e auxiliar na adequação das mudanças ocorridas nos últimos anos, o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE)  realizou mais de 30 encontros com formações e oficinas, a partir de temas que envolvem recursos educacionais, como o Google Forms, Google Drive, Canva, QR Code, entre outros.

Somado a isso foram realizados 26 encontros formativos para professores da EJAI, 39 com profissionais do ensino fundamental do 6º ao 9º, com psicólogos e músicos que juntos somam 17 encontros, sendo 11 com os coordenadores Pedagógicos, e 12 encontros com os gestores escolares.










secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp