DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
24/09/2022 às 09h14min - Atualizada em 24/09/2022 às 09h14min

Saúde aponta baixa procura pela vacinação infantil contra a Covid-19 em Maceió

Apenas 0,81% e 39,66% das crianças de 3 a 4 anos e de 5 a 11 anos, respectivamente, receberam as duas doses do imunizante

 

A vacinação contra a Covid-19 continua sendo um dos principais instrumentos na luta contra a pandemia. E a Prefeitura de Maceió segue imunizando a população em toda a capital alagoana para garantir a proteção dos maceioenses contra o vírus, inclusive o público infantil. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação entre as crianças, que ainda apresentam baixa procura pela imunização. 

Segundo dados da Gerência de Imunização de Maceió, até esta quinta-feira (22), 0,81% da população pediátrica (3 a 4 anos) foram totalmente imunizadas contra a Covid-19. O percentual corresponde a 2.143 (7,4%) com a primeira dose e 235 com a segunda dose, sendo que a estimativa é vacinar 28.943 crianças.

Já em relação à faixa etária de 5 a 11 anos, 39,66% deste público foi totalmente imunizado contra o vírus, o que corresponde a 64.158 (65,76%) crianças vacinadas com a primeira dose e 38.699 com a segunda - a estimativa é vacinar 97.570 crianças desta faixa etária.

A enfermeira da Gerência de Imunização, Camila Peixoto, apela às mães, pais e responsáveis pelas crianças que precisam ser vacinadas contra a Covid-19 para procurarem os pontos de vacinação mais próximos de suas residências e assim manter a meninada protegida.

“A vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir de 3 anos de idade continua em Maceió. Porém, estamos observando a baixa procura pela imunização entre as crianças. E, por isso, reforçamos que as vacinas para o público infantil foram aprovadas pela Anvisa, são seguras e recomendadas por especialistas”, afirma. 

 
Enfermeira da Gerência de Imunização faz apelo para vacinar as crianças. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Enfermeira da Gerência de Imunização faz apelo para vacinar as crianças. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Enfermeira da Gerência de Imunização faz apelo para vacinar as crianças. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

“Os pais ou responsáveis dessas crianças que ainda não iniciaram o esquema vacinal devem levá-las até um ponto de vacinação mais próximo de sua casa para receber a primeira dose da vacina. Aqueles que já realizaram a primeira dose, devem atentar para o cartão de vacina, pois a segunda dose deve ser aplicada 28 dias após a primeira. Somente com as duas doses do imunizante, as crianças estarão livres da possibilidade de contrair a doença de forma grave”, complementa a enfermeira.

Documentação para vacinação pediátrica

Para vacinar o público infantil contra a Covid-19 é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário que o pai e a mãe preencham o Termo de Assentimento para Vacinação Infantil que fica retido no ato de vacinação + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação.

Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.

Para receber o imunizante contra a Poliomielite, as mães, pais ou responsável deverão apresentar a caderneta vacinal no ato da imunização. 

Locais de vacinação para Covid-19

Maceió Shopping, das 9h às 21h, de segunda a sábado

Pátio Shopping - das 15h às 21h, de segunda a sábado e das 12h às 18h no domingo

Unidades de saúde que atendem crianças de 3 a 11 anos

II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço) - 09h às 16h, de segunda a sexta

USF Cláudio Medeiros (Rio Novo) - 09h às 16h, de segunda a sexta

USF Paulo Leal (Feitosa) - 09h às 16h, de segunda a sexta

USF Arthur Ramos (Henrique Equelman) - 09h às 16h, de segunda a sexta

Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (UFAL) - 09h às 16h, de segunda a sexta

US Durval Cortez (Prado) - 09h às 20h, de segunda a sexta

USF Ouro Preto - 09h às 16h, de segunda a sexta













secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp