A Secretaria de Saúde de Maceió, por meio da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) e do Grupo Condutor de Promoção da Saúde, promoveu, nesta terça-feira (24), a 6ª edição do Fórum Municipal de Promoção da Saúde. Com destaque para a interface existente entre Saúde e Meio Ambiente, o evento foi destinado a compartilhar experiências de participação social e educação popular voltadas à promoção da saúde nos oito Distritos Sanitários de Maceió.
A gerente de Promoção da Saúde do Município, Adriana Paffer, enfatizou que o objetivo do Fórum é promover a intersetorialidade e o diálogo entre diversos saberes, valorizando a integração ensino-serviço-comunidade.
"O fórum é um local privilegiado para a reflexão sobre a necessidade da preservação do Planeta por meio do desenvolvimento de pessoas capazes de introduzir- em seu estilo de vida- hábitos saudáveis e ambientes que promovam mais saúde para nossa geração e para as próximas”, ressaltou.
Na programação do evento, que foi direcionado a profissionais da saúde a à população em geral, estiveram inclusos a mesa redonda intitulada ‘O desenvolvimento sustentável como promotor de saúde’; a Mostra de ações de promoção à saúde - desenvolvidas por profissionais do Município, ONGs da cidade e população em geral – além da feira agroecológica Aldeia Verde.
A coordenadora geral da Atenção Primária da SMS, Ednalva Araújo, pontuou a importância da Promoção da Saúde para garantir maior bem-estar às pessoas. Ela destacou que a promoção da saúde é extremamente importante para a Atenção Primária do Município, porque impacta diretamente na qualidade de vida da população.
"Colocar como tema de destaque deste ano o meio ambiente foi uma escolha muito assertiva, pois a natureza é a nossa casa e vem clamando por cuidados, que precisam ser levados a sério, pois só há como se ter saúde se o ambiente no qual estamos inseridos estiver bem cuidado”, informou.
Representante do projeto Mãe Natureza e participante da mesa redonda, José Cícero dos Santos, contou sobre seu trabalho educativo com moradores do Vergel do Lago e em escolas da região.
“Hoje estou aqui para falar sobre o amor que eu tenho pela proteção do meio ambiente e do meu sonho em ver cada vez mais pessoas sentindo esse amor e compreendendo a importância da natureza para a vida de todos nós. Por meio do projeto, nós realizamos ações de cuidados com o meio ambiente e palestras educativas nas escolas locais. Temos muitas ideias e todas elas são voltadas a esse cuidado ambiental”, destacou.
O Fórum contou, ainda, com a participação ativa de todos os presentes, que trocaram experiências e discutiram sobre os assuntos abordados nos debates. Ao final, participantes assistiram a apresentação musical do grupo Batuque D’Elas.
secommaceio