DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
05/06/2022 às 10h38min - Atualizada em 05/06/2022 às 10h38min

Governo do Estado firma Termo de Fomento e cede imóvel para fortalecer o setor cooperativista em Alagoas

Milhares de famílias de agricultores serão beneficiadas com consultorias e com um local seguro para escoar produção

Centenas de agricultores familiares e membros de cooperativas participaram, neste sábado (4), no Palácio República dos Palmares, de uma solenidade de assinatura de um Termo de Fomento e de uma cessão de imóvel para alavancar o setor em Alagoas. Na ocasião, o governador Paulo Dantas ressaltou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do estado, destacando que o setor alimenta mais de 300 mil alagoanos.

Com o Termo de Fomento, o Estado vai destinar o valor de R$ 339.300,00 para as cooperativas, beneficiando mais de 240 delas em Alagoas. Por meio dele, estão previstas diversas ações, como a execução do projeto Cooperar Alagoas - que vai contratar consultorias, realizar seminários, além de atividades de fortalecimento do setor cooperativista - e a abertura de mercado para as cooperativas, oferecendo acesso aos mercados privado e de compras governamentais, assim como o fomento para áreas como a agricultura familiar.

Com o Termo de Fomento, mais de 240 cooperativas que atuam em Alagoas serão beneficiadas, impactando diretamente mais de 20 mil cooperados. Após a assinatura, o governador Paulo Dantas garantiu que, à frente do governo, sempre dará apoio às cooperativas e, sobretudo, à agricultura familiar.

“É um setor econômico fundamental para o Estado de Alagoas. Um setor que gera, aproximadamente, 200 mil empregos e que alimenta mais de 300 mil pessoas. Para isso, temos que criar cada vez mais a condição para que essas pessoas sobrevivam com dignidade e que a agricultura seja tratada com eficiência, com inovação, com tecnologia. Por isso que o governo tem que trabalhar pertinho de vocês, ouvindo vocês que estão na ponta, que sabem o que é necessário e quais são as prioridades do setor”, pontuou Paulo Dantas.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, a assinatura do Termo de Fomento é um grande avanço para o setor, tendo em vista que os cooperados terão acesso a qualificação e ampliação do ambiente de negócio.

“Esse é um momento gigante para o setor cooperativista de Alagoas. Fazer parte da assinatura do primeiro Termo de Fomento para essas cooperativas na história de Alagoas é motivo de muito orgulho. A manutenção e criação de políticas de fomento para o setor cooperativista é uma pauta de extrema importância, que é liderada pela Sedetur dentro do Governo do Estado, e temos programas como o Alagoas Maior, que impulsiona o desenvolvimento dessas cooperativas”, destacou a secretária.

 

Cessão de imóvel

A solenidade deste sábado contou ainda com a assinatura de um termo de cessão de imóvel do Estado que, a partir de agora, ficará sob a responsabilidade da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

Localizado na Rua da Alegria, no Centro de Maceió, perto do Palácio República dos Palmares e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o local será utilizado para comercialização da produção agrícola e artesanal das cooperativas, garantindo benefícios não só para os cooperados, mas também para a população, que terá fácil acesso a produtos do campo de alta qualidade.

 

“É com muita satisfação que eu assino a cessão de um imóvel que vai recepcionar todos vocês quando vierem a Maceió. Ele fica aqui perto do Palácio e da Secretaria da Agricultura. Isso significa dizer que queremos estar perto de vocês. Porque vocês são, verdadeiramente, importantes para toda Alagoas. Vocês promovem renda, emprego e desenvolvimento, e o Governo tem que ser um instrumento para facilitar, para desburocratizar, para encontrar soluções e para ajudar o setor e o povo de Alagoas”, afirmou o governador Paulo Dantas.

O secretário da Agricultura, Maikon Beltrão, falou sobre a importância do fortalecimento do setor cooperativista em Alagoas e sobre a iniciativa de ceder um imóvel, pertencente à Seagri, para que os agricultores familiares tenham um local seguro para escoar a produção.

“O cooperativismo do Estado de Alagoas é o que fortalece a agricultura familiar no nosso estado. E nada mais justo que ceder o imóvel da Seagri, aqui no Centro, por meio de uma parceria com a Unicafes, para que vocês tragam os produtos sem precisar pagar aluguel e nem atravessador, fazendo com que as cooperativas vendam seus produtos, mostrando para Maceió o que a produção do campo do Estado de Alagoas faz de melhor”, afirmou o secretário.

 

O presidente da Unicafes, Antonino Cardoso, agradeceu pelo apoio às cooperativas concretizado neste sábado. “Somos parte da solução. Somos parte da organização econômica e social do Estado. Se considerarmos os sete ramos do cooperativismo, estamos falando de mais de 280 cooperativas só no Estado de Alagoas. O cooperativismo está presente na vida dos alagoanos. Somos nós que construímos riqueza e colaboramos para desenvolver esse estado. Por isso, viemos aqui hoje agradecer por esse Termo de Fomento, agradecer pela cessão desse prédio”, afirmou o presidente da Unicafes, Antonino Cardoso.
































alagopas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp