O Desburocratiza Maceió surgiu da necessidade de expandir a atuação estatal, aproximando a Prefeitura das empresas, algo que até então era muito limitado. Com uma comunicação clara e automatizada, esses empreendimentos são acompanhados e capacitados pelo Município, o que garante mais agilidade nos trâmites e ações que dependem da Prefeitura.
Um dos idealizadores do Desburocratiza, Gilberto Meister, explica que o projeto traz como benefício reduzir o tempo gasto nas fases cruciais para a manutenção de uma empresa.
“As empresas precisam interagir com regularidade com o governo e, muitas vezes, o caminho não é claro e os procedimentos são complexos, como em alterações cadastrais ou verificações de regularidade”, conta.
Pelo Desburocratiza, o Município é quem entra em contato com essas empresas de forma automatizada, reduzindo, assim, custos com atendimento presencial, vantagem descrita em diversos estudos sobre transformação digital.
“Parte do nosso atendimento passou a ser automatizado, ficando ainda mais rápido, e com a comunicação eletrônica, o tempo dessas etapas foi diminuído consideravelmente’’, confirma Meister.
Como é feito? - A Prefeitura entra em contato com as pessoas jurídicas do Município, na etapa seguinte à formalização, por meio de um canal informativo sobre assuntos de interesses desses negócios, como risco de atividades, licenças, número de inscrição, notas fiscais e empreendedorismo. Tudo feito de forma eletrônica e rápida.
A média de mensagens é definida pela ocorrência de formalizações, que hoje registra cerca de 35 mil por ano, sendo esta a quantidade inicial de envios feitos anualmente. Essas mensagens ainda incluem uma pesquisa de satisfação sobre o conteúdo oferecido, que hoje obtém resultado de mais de 90% de clientes satisfeitos ou muito satisfeitos.
O diretor de empreendedorismo da Secretaria Municipal de Economia e um dos idealizadores do Desburocratiza, Emerson Amancio, explica que a meta é estabelecer contato com todos os estabelecimentos de Maceió enviando, pelo menos, uma mensagem ao ano.
“É uma forma de democratizar o acesso à informações relevantes para as empresas e de se antecipar às dúvidas e necessidades que possam surgir’’, diz Amancio.
Outra medida encontrada pelo Desburocratiza foi a de ampliar os serviços gratuitos oferecidos pelas Salas do Empreendedor, que conta hoje com quatro postos de atendimento presencial e remoto, por telefone e Whatsapp, e registra, só nos últimos 15 meses, mais de 16 mil atendimentos.
“As salas são como uma porta de entrada, um espaço onde as empresas podem contar com a Prefeitura para receber orientação. É também uma forma de identificar o papel dessas empresas como agentes do desenvolvimento econômico de Maceió’’, conclui Emerson Amancio.
secommaceio