DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
12/12/2021 às 11h09min - Atualizada em 12/12/2021 às 11h09min

Pré-inscrições para curso de MEI começam nesta segunda-feira (13)

Na capital, formação é uma parceria entre a Assistência Social de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas, fruto do Programa Qualifica Mais Progredir

Serão abertas nesta segunda-feira (13) e terminam no dia 17, as pré-inscrições para o curso de Microempreendedor Individual, conhecido como MEI. A formação é voltada para integrantes das famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, maiores de 18 anos e com ensino fundamental completo. Ao todo serão ofertadas 800 vagas para Maceió. Os alunos selecionados vão receber uma ajuda de custo para transporte e alimentação no valor de R$ 150,00, a ser depositada na conta do próprio estudante.

Neste primeiro momento, podem participar das pré-inscrições integrantes das famílias residentes nos territórios de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social, Cras Cidade Sorriso, Selma Bandeira, Dom Adelmo Machado, Cacilda Sampaio e Área Lagunar. A partir de março de 2022, as pré-inscrições vão acontecer nos demais equipamentos sociais da Assistência Social, abrangendo as outras 11 unidades de Cras, completando assim os 53 bairros da capital.

O objetivo do programa é qualificar beneficiários do Auxílio Brasil, com idade de 18 anos ou mais e ensino fundamental completo, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio de ações que viabilizem a inserção no mercado de trabalho, empregabilidade e geração de renda, melhorando sua qualidade de vida. 
 

Cronograma e aulas presenciais

Após o encerramento, as pré-inscrições serão enviadas para o Ifal no período de 17 a 20 de dezembro. A divulgação das inscrições que foram aprovadas será feita entre os dias 23 a 27 de dezembro. As matrículas serão presenciais e poderão ser realizadas entre os dia 27 a 30 de dezembro nos campi do Ifal no Benedito Bentes e no Centro.

O curso de Microempreendedor Individual tem duração de três meses. As aulas serão presenciais, sendo ministradas de segunda-feira a sexta-feira, para duas turmas com 40 alunos cada, no campus do Ifal Benedito Bentes, nos períodos da tarde e da noite. Já o campus do Ifal Centro terá duas turmas de 40 alunos, nos períodos da manhã e noite.

Qualifica Mais Progredir

O Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual voltado aos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania e atende aos objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro. 

A oferta foi desenhada a partir do alinhamento entre o perfil do beneficiário do Auxílio Brasil e o perfil produzido pelo DataSebrae do Microempreendedor Individual (MEI) no país, e tem como público-alvo o beneficiário com idade de 18 anos ou mais e que tenha concluído o ensino fundamental. 

As ofertas serão direcionadas a 100 localidades onde há a maior concentração de beneficiários do Programa Auxílio Brasil, a partir da adesão de instituições ofertantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que nelas possuem cobertura de atendimento. A oferta exige que as prefeituras e equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) das cidades prioritárias auxiliem na mobilização dos alunos. 






secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp