Após publicação da portaria que autoriza o retorno dos cruzeiros à costa brasileira, anunciada pelo Ministério do Turismo, Maceió deve receber na Temporada de Cruzeiros 2021 / 2022, cerca de 22 navios de novembro de 2021 a agosto de 2022.
A previsão é que a capital alagoana receba, ainda em 2021, três cruzeiros: o primeiro será o Seven Seas Navigator, que abre a temporada com previsão de chegada em novembro, e dois Msc Seaside, previstos para dezembro. As três embarcações devem trazer para Maceió mais de sete mil turistas, gerando um impacto econômico de mais de R$ 2 milhões na economia local.
Os próximos cruzeiros estão previstos para o período de janeiro a agosto de 2022. São eles: Msc Seaside (11), MS Seven Seas Voyager (1), Msc Sinfonia (1), Seadream (1), Msc Preziosa (1), Costa Orchestra (1), Albatros (1), Costa Favolosa (1) e Coral Buccanner (1).
Para garantir o cumprimento dos protocolos e levar informações turísticas sobre o destino Maceió, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) realizará a recepção e atendimento dos visitantes no porto da capital, com o apoio do Centro de Atendimento Móvel (CAT), onde serão adotados todos os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com medidas de distanciamento social, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel. Além disso, toda a ação seguirá os protocolos sanitários estabelecidos também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deve ser anunciado em breve.
De acordo com a secretária de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Patricia Mourão, a retomada do calendário de cruzeiros marítimos será um reforço a mais para a retomada das atividades econômicas de Maceió. Ainda segundo a titular da pasta, com o cumprimento de todos os protocolos, é possível ter uma temporada positiva para o destino.
“Os cruzeiros representam um importante incremento na nossa economia, além de gerar vários empregos na capital. Para se ter uma ideia, só com os três navios que devem atracar em Maceió ainda neste ano, temos uma previsão de impacto econômico de mais de R$2 milhões na economia de Maceió – levando em consideração o valor médio gasto por cada cruzeirista. Seguindo as medidas estabelecidas pela Anvisa, certamente teremos uma temporada muito positiva”, destacou a titular da pasta.
O anúncio de retomada foi feito levando em consideração a aprovação dos ministérios da Saúde, Justiça, Infraestrutura, Turismo e Casa Civil. A próxima etapa consiste no detalhamento e definição dos protocolos sanitários por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deve ser anunciado em breve.A continuidade da temporada de cruzeiros deve seguir conforme os indicativos positivos de controle da pandemia no Brasil.
secommaceio