DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
12/03/2024 às 07h12min - Atualizada em 12/03/2024 às 07h12min

Consórcio Nordeste e Embratur firmam acordo para impulsionar o turismo na região

Parceria visa fortalecer a promoção internacional, atrair investimentos e gerar mais emprego e renda

Um marco para o turismo nordestino foi realizado na manhã desta segunda-feira (11), em Alagoas, com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de fortalecer a atração de turistas para região. O documento foi firmado pelo governador Paulo Dantas, com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas. A finalidade é promover os estados nordestinos no mercado internacional, direcionar investimentos e gerar mais empregos e renda para a região.


O governador Paulo Dantas, atual presidente da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, afirmou que o crescimento econômico do Nordeste, vivenciado nos últimos anos, tem impulsionado a economia do Brasil, e uma parte significativa desse resultado provém do turismo.

“O Nordeste é um grande propulsor da economia nacional, elevando os índices brasileiros. Isso deve, em parte, ao turismo, que vem atraindo um número cada vez maior de visitantes ano após ano. Alagoas celebrou o melhor carnaval dos últimos anos, um exemplo de Pernambuco, Bahia e outros estados nordestinos, superando grandes centros turísticos brasileiros. Este acordo surge para valorizar ainda mais nossa região, facilitar a promoção dos estados nordestinos no mercado internacional, entre outros benefícios que muito ajudam os estados e o país”, disse.


Marcelo Freixo resgatou detalhes de uma conversa anterior que teve com o governador Paulo Dantas sobre as ações de combate à criminalidade, que contribuíram para a redução dos índices de violência, e relacionou isso ao aumento dos investimentos em turismo. 

“Havia um pensamento de que seria necessário investir primeiro em Segurança Pública para depois investir em turismo. Esse pensamento é equivocado, pois, ao fortalecer o turismo, consequentemente, os índices de violência diminuem, uma vez que o turismo gera empregos e renda, fundamentais para a redução da criminalidade. Alagoano celebrou o melhor carnaval e alcançou o melhor índice de violência, o mesmo ocorrendo no Rio de Janeiro e na Bahia. Ou seja, uma coisa leva à outra, e ambas caminham juntas”, destacou.



REUNIÃO PRODUTIVA
Após a solenidade, membros da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, representando os nove estados, reuniram-se com o presidente da Embratur para sugerir ações e solicitar a inclusão do bloco em roadshows, famtours, press trips e feiras na agenda da Embratur, para a promoção de roteiros turísticos que valorizam os aspectos culturais do Nordeste.
 

A secretária de Turismo, Bárbara Braga, comentou sobre a importância da união de esforços para promover a região no mercado internacional.

“O turismo é um dos principais motores da economia do Nordeste, e trabalhar de forma integrada certamente fortalecerá ainda mais o setor na região. Além do sol e do mar, temos outras potencialidades para atrair ainda mais visitantes, como o turismo afro e o ecoturismo. Na Europa, os turistas costumam visitar mais de um país, e isso representa uma grande oportunidade de venda para o Nordeste, permitindo que as pessoas façam roteiros integrados para vários destinos na região, criando assim mais oportunidades para a expansão do setor turístico e, consequentemente, aumentando a geração de emprego e renda para nossos cidadãos”, enfatizou.



Um dos pontos abordados foi o baixo número de voos para o Nordeste, uma dificuldade enfrentada por alguns estados para ampliar a oferta e também para aumentar o número de cruzeiros visitando a região. O secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, garantiu que agendará reuniões com os ministros do Transporte, Renan Filho; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa; e de Turismo, Celso Sabino, para discutir as demandas apresentadas.

 

“Ouvimos dos secretários estaduais de turismo e do presidente da Embratur vários pontos que ainda dificultam a ampliação do turismo na região, como a necessidade de ampliar e melhorar a malha aérea, fortalecer e ampliar a infraestrutura portuária e também a viária. Além disso, buscaremos levar o consórcio a cada estado para participar de grandes feiras internacionais”, concluiu.































alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp