DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
20/05/2019 às 02h52min - Atualizada em 20/05/2019 às 02h52min

Advogado de Queiroz acusa MP de ilegalidade e critica Justiça por quebra de sigilo

O Globo
https://oglobo.globo.com/brasil/caso-flavio-bolsonaro-advogado-de-queiroz-acusa-mp-de-ilegalidade-critica-justica-por-quebra-de-sigilo-23678831
internet

RIO — A quebra dos sigilos bancário e fiscal de Fabrício Queiroz e outras 87 pessoas, divulgada na última semana , deu ao criminalista Paulo Klein, defensor do ex-motorista de Flávio Bolsonaro , a certeza de estar diante de um dos casos maitantes em 20 s imporanos de carreira. O primeiro movimento foi o ingresso de um habeas corpus para anular as quebras de   sigilo  bancário e fiscal na investigação, sob o argumento de que a decisão judicial não tinha “embasamento legal”.

 

Klein acusa o Ministério Público de ter burlado a Justiça ao omitir que o hoje senador Flávio Bolsonaro, na época dos fatos deputado estadual, era um dos investigados, para evitar que ele se valesse do foro especial por prerrogativa de função.

A decisão da quebra de sigilo é de autoria do juiz Flávio Nicolau, que afirmou, no documento, que o afastamento é "importante para a instrução do procedimento investigatório criminal" instaurado contra os investigados.

Vejo de cara uma ilegalidade da decisão. O juiz usa um único parágrafo para justificar a quebra do sigilo de 95 pessoas de uma só vez. Ele não poderia fazer isso. Para afastar o direito constitucional à privacidade de tanta gente, teria de tomar decisões individualizadas. O juiz também não pode utilizar como fundamento as razões alegadas pelo Ministério Público na medida cautelar.

Identifiquei várias ilegalidades. Começa com a comunicação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre a movimentação atípica. A partir disso, não se delimita o objeto a ser apurado e nem o prazo. Essa definição é um direito constitucional do cidadão. Saber o que pesa contra ele.

Essa investigação começa sem a autorização do tribunal. Flávio, segundo os promotores, não era investigado. Mas isso agora fica claro na medida cautelar. Sendo assim, na época, na condição de deputado estadual, ele fazia jus à prerrogativa de função. O Ministério Público omitiu que Flávio era alvo para burlar essa necessidade. Sendo assim, o início ilícito macula toda a investigação.

Outra ilegalidade é a violação do sigilo, via transversa. O MP pegou as informações do Coaf e somou às obtidas no Laboratório de Lavagem de Dinheiro. Fazendo isso, ele viola o sigilo bancário. Além disso, fizeram uma devassa na vida do meu cliente e agora exigem dele que faça provas negativas. Isso é um estado policial. Todas as questões serão arguidas em HC, que a defesa pretende dar entrada direto no tribunal. Não há indício algum de prática criminosa.

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp