Uma fiscalização da Prefeitura de Maceió, realizada nesse final de semana, nos dias 6 e 7 de março, interditou dois parques de diversões e obrigou o fechamento de três casas noturnas que estavam funcionando depois das 23h. Além disso, uma festa particular foi encerrada. No total, foram emitidas cinco notificações da secretaria e da Vigilância Sanitária.
As ações da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) para evitar aglomerações percorreram bares, restaurantes, mercados e praias da capital. Vale ressaltar que, nesses dias, Maceió estava na fase amarela do distanciamento social devido ao aumento de casos da Covid-19, com limitação de horários e lotação dos estabelecimentos em todo o estado. Agora, após decreto do Governo de Alagoas, a capital passou para a fase laranja, a partir da meia-noite desta segunda-feira (8).
Durante todo o final de semana, os agentes realizaram ações de fiscalização na capital. Pela manhã, a equipe esteve em mercados e praias da orla de Maceió, a fim de fiscalizar ambulantes. Já à noite, a vistoria focou em bares, restaurantes e parques de diversão clandestinos que estavam gerando aglomeração de pessoas. Dois parques foram interditados.
De acordo com Thiago Prado, titular da Semscs, nos bares a ação foi mais educativa, orientando os proprietários acerca da sistemática de funcionamento com distanciamento social. “De um modo geral, vimos o cumprimento por parte deles. Às 23h, rodamos por toda a cidade, para assegurar o fechamento dos estabelecimentos, os quais atenderam, prontamente, quando chegamos”, informou.
Além dos parques interditados, três casas noturnas foram forçadas a fechar após às 23h. Uma festa particular foi encerrada e foram emitidas cinco notificações da secretaria e da Vigilância Sanitária.
A ação é uma força-tarefa e conta com a participação da Semscs, da Vigilância Sanitária e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).