Não deu outra: Game of Thrones venceu o prêmio de melhor série dramática do Emmy 2019. A série da HBO, que chegou ao fim em maio com sua oitava e última temporada, desbancou nomes de peso na categoria: Killing Eve, Ozark, This Is Us, Better Call Saul, Pose, Succession, e Segurança em Jogo (Bodyguard).
Game of Thrones chegou como líder de indicações —foram 32 no total—, mas também com o peso de uma temporada mediana e que se encerrou com um final que causou controvérsia entre fãs.
De suas 32 indicações, Game of Thrones levou 12 prêmios, a maior parte nas categorias técnicas. No total, dez atores estavam indicados, tanto nas categorias de protagonistas como nas de coadjuvantes. Só Peter Dinklage (Tyrion) foi quem garantiu o prêmio para a classe. Ele venceu melhor ator coadjuvante em série dramática, desbancando seus colegas de elenco Alfie Allen (Theon) e Nikolaj Coster-Waldau (Jaime).
Este foi o último ano de reinado da saga épica no Emmy. Antes desta noite, Game of Thrones era recordista no prêmio com 47 vitórias. Depois de hoje, segue na liderança como a série mais premiada da história na cerimônia, com 59 Emmys. A série também ajudou a alavancar os prêmios da HBO, que levou 34 prêmios na noite, enquanto Netflix conquistou 27 e a Amazon, 15.
Fleabag, a melhor comédia
Principal vencedora da noite, Fleabag levou quatro Emmys: melhor série de comédia, melhor direção em série de comédia, melhor roteiro em série de comédia e melhor atriz em série de comédia -- estes dois últimos para criadora, atriz e roteirista, Phoebe Waller-Bridge. A produção da Amazon desbancou outros sucessos do gênero: Boneca Russa (Russian Doll), Veep, The Marvelous Mrs. Maisel, Barry, Schitt's Creek, e The Good Place.
Aparição surpresa de Walter White
A cerimônia começou com uma aparição surpresa de Bryan Cranston, o eterno Walter White de Breaking Bad, que foi muito ovacionado. Em seu discurso de abertura, ele lembrou quando assistiu pela televisão, há 50 anos, Neil Armstrong caminhando pela lua.
"Eu tinha 13 anos de idade e, sentando em frente à TV naquele dia, abriu-se um universo de possibilidades. Eu poderia ser quem eu quisesse. Eu poderia ir a qualquer lugar. Até para Albuquerque", brincou ele sobre a cidade natal de Breaking Bad.
"A televisão continua a nos transportar para lugares distantes, como Winterfell [de Game of Thrones]", continuou ele citando outras séries e implorando para que "This Is Us pare de nos fazer chorar toda semana".
Discursos marcantes
Michelle Williams foi a autora de um dos discursos mais feministas. Ao ganhar o prêmio de melhor atriz em minissérie (série limitada) ou filme para a TV por Fosse/Verdon, ela fez um apelo aos chefões de Hollywood e agradeceu ao estúdio responsável por ter garantido a ela um pagamento do mesmo nível de artistas homens.
Já Patricia Arquette chorou após receber o prêmio de melhor atriz coadjuvante em minissérie (série limitada) ou filme para TV pelo seu trabalho em The Act. A atriz fez questão de citar a irmã, Alexis Arquette, que morreu em setembro de 2016, e pediu pelo fim da perseguição às pessoas trans.
Alex Borstein, que venceu o prêmio de melhor atriz coadjuvante em série de comédia por The Marvelous Mrs. Maisel, fez um discurso emocionante e citou a avó, que é sobrevivente do Holocausto, para mandar uma mensagem às jovens mulheres.
Veja os principais vencedores do Emmy 2019:
Série dramática
Game of Thrones
Atriz em série dramática
Jodie Comer, Killing Eve
Ator em série dramática
Billy Porter, Pose
Ator coadjuvante em série dramática
Peter Dinklage, Game of Thrones
Atriz convidada em série dramática
Phylicia Rashad, This Is Us
Ator convidado em série dramática
Kumail Nanjiani, The Twilight Zone
Série de comédia
Fleabag
Atriz em série de comédia
Phoebe Waller-Bridge, Fleabag
Ator em série de comédia
Bill Hader, Barry
Atriz coadjuvante em série de comédia
Alex Borstein, The Marvelous Mrs. Maisel
Ator coadjuvante em série de comédia
Tony Shalhoub, The Marvelous Mrs. Maisel
Atriz convidada em série de comédia
Jane Lynch, The Marvelous Mrs. Maisel
Ator convidado em série de comédia
Luke Kirby, The Marvelous Mrs. Maisel
Minissérie (série limitada)
Chernobyl
Atriz em minissérie (série limitada) ou filme para a TV