(Tradução) Em 4 de junho de 2019, o primeiro vice-presidente da Duma do Estado Ivan Melnikov e chefe da facção do Partido Comunista no Estado Duma Gennady Zyuganov recebeu a liderança do Partido dos Trabalhadores Brasileiro, liderado pela ex-presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff.
Durante a reunião, foram discutidos assuntos de cooperação interestadual, interparlamentar e interpartidária entre os dois países.
Notou-se que o Brasil continua sendo o parceiro russo mais importante tanto no continente latino-americano quanto no sistema de política externa em geral.
Na reunião, ressaltou-se que Rússia e Brasil precisam manter “a atitude positiva que se desenvolveu entre dois países durante o período em que o Partido dos Trabalhadores está no poder”. “Pagaremos o grande tributo por nossas boas relações com [o ex-presidente do Brasil, o fundador do partido] Lula da Silva e você, Sra. Rousseff. Como presidente, você veio ao nosso país e assinou muitos documentos importantes sobre cooperação em várias esferas”, disse Ivan Melnikov.
As partes manifestaram-se a favor de um maior desenvolvimento integral da cooperação e interação entre a Rússia e o Brasil em bases bilaterais e multilaterais, particularmente no formato dos BRICS.
A delegação russa era composta por Dmitrii Novikov, Primeiro Vice-Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, e Maksim Shchablykin, membro da Duma do Estado, Coordenador do Grupo Parlamentar de Relações com o Parlamento do Brasil. A delegação brasileira incluiu Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores do Brasil, secretária-geral do Partido e secretária do Partido em Assuntos Internacionais.