DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
15/06/2019 às 22h59min - Atualizada em 15/06/2019 às 22h59min

Intercept: Moro sugeriu à Lava Jato emitir nota oficial contra defesa de Lula

Trecho liberado nessa sexta-feira (14) traz diálogo entre Sergio Moro e o então procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima

- Fonte: Gazetaweb, com Intercept
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
 

 

Um novo trecho divulgado pelo Intercept, nesta sexta-feira (14), mostra uma conversa entre o então juiz Sergio Moro e o então procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima. No diálogo, o ex-juiz pediu aos procuradores da Lava Jato uma nota à imprensa para rebater o que chamou de "showzinho" da defesa de Lula após o depoimento do ex-presidente no caso do triplex do Guarujá. O conteúdo faz parte do arquivo das mensagens secretas da Lava Jato.

De acordo com o Intercept, os procuradores acataram a sugestão do atual ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PSL). O episódio foi registrado no dia 10 de maio de 2017, quando Moro já presidia um processo criminal contra o ex-presidente no caso do "apartamento triplex do Guarujá". Eram 22h04 quando o então juiz federal enviou uma mensagem, pelo aplicativo Telegram, ao Santos Lima, da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal em Curitiba.

 

"O que achou?", quis saber Moro. O juiz se referia ao depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo em que ele era acusado de receber como propina um apartamento triplex no Guarujá. Disponibilizado em vídeo, o embate entre o juiz e o político era o assunto do dia no país.

Seguiu-se o seguinte diálogo:

Santos Lima - 22:10 - Achei que ficou muito bom. Ele começou polarizando conosco, o que me deixou tranquilo. Ele cometeu muitas pequenas contradições e deixou de responder muita coisa, o que não é bem compreendido pela população. Você ter começado com o Triplex desmontou um pouco ele.

Moro - 22:11 - A comunicação é complicada pois a imprensa não é muito atenta a detalhes

Moro - 22:11 - E alguns esperam algo conclusivo

Além do depoimento, outro vídeo com Lula também foi divulgado e circulava nas redes sociais e nos telejornais naquele mesmo dia. Depois de sair do prédio da Justiça Federal, o ex-presidente se dirigiu à Praça Santos Andrade, em Curitiba, e fez um pronunciamento diante de uma multidão. Por 11 minutos, Lula atacou a Lava Jato, o Jornal Nacional e o então juiz Sergio Moro; disse que estava sendo "massacrado" e encerrou com uma frase que entraria para sua história judicial: "Eu estou vivo, e estou me preparando para voltar a ser candidato a presidente desse país". Era o lançamento informal de sua candidatura às eleições de 2018.

Um minuto depois da última mensagem, Moro mandou para o procurador Santos Lima:

Moro - 22:12 - Talvez vcs devessem amanhã editar uma nota esclarecendo as contradições do depoimento com o resto das provas ou com o depoimento anterior dele

Moro - 22:13 - Por que a Defesa já fez o showzinho dela.

Santos Lima - 22:13 - Podemos fazer. Vou conversar com o pessoal.

Santos Lima - 22:16 - Não estarei aqui amanhã. Mas o mais importante foi frustrar a ideia de que ele conseguiria transformar tudo em uma perseguição sua.

Moro, o juiz do caso, zombava do réu e de seus advogados enquanto fornecia instruções privadas para a Lava Jato sobre como se portar publicamente e controlar a narrativa na imprensa.

Dez minutos depois da conversa com o então juiz, Santos Lima abriu o grupo Análise de clipping, em que também estavam assessores de imprensa do MPF do Paraná. Ele estaria em Recife no dia seguinte em um congresso jurídico.

Santos Lima - 22:26:23 - Será que não dá para arranjar uma entrevista com alguém da Globo em Recife amanhã sobre a audiência de hoje?

Assessor 1 - 22:28:19 - Possível é, só não sei se vale a pena. E todos os jornalistas que estão aqui e já pediram entrevista?

Assessor 2 - 22:28:32 - Mas dr., qual o motivo?

Assessor 2 - 22:29:13 - Qual a necessidade, na realidade..

Santos Lima - 22:30:50 - Uma demanda apenas. Como está a repercussão da coletiva dos advogados?

Assessor 2 - 22:30:58 - Rito normal do processo?vcs nunca deram entrevista sobre audiência?vai servir pra defesa bater?mais uma vez?

Oito minutos depois, Santos Lima copiou a conversa que teve em seu chat privado com Moro - em que o juiz sugere a nota pública para apontar as contradições de Lula - e colou em outro chat privado, com o coordenador da Lava Jato no MPF, Deltan Dallagnol. Eram 22h38.

Àquele horário, os procuradores da força-tarefa discutiam em um chat chamado Filhos de Januário 1 se deveriam comentar publicamente o depoimento de Lula. Às 22h43, Santos Lima escreveu no grupo, dirigindo-se a Dallagnol: "Leia o que eu te mandei.". Ele se referia às mensagens que trocara com Moro. Três minutos depois, Dallagnol responderia em quatro postagens consecutivas no grupo:

Deltan - 22:46:46 - Então temos que avaliar os seguintes pontos: 1) trazer conforto para o juízo e assumir o protagonismo para deixá-lo mais protegido e tirar ele um pouco do foco; 2) contrabalancear o show da defesa.

Deltan - 22:47:19 - Esses seriam porquês para avaliarmos, pq ng tem certeza.

Deltan - 22:47:50 - O "o quê" seria: apontar as contradições do depoimento.

Deltan - 22:49:18 - E o formato, concordo, teria que ser uma nota, para proteger e diminuir riscos. O JN vai explorar isso amanhã ainda. Se for para fazer, teríamos que trabalhar intensamente nisso durante o dia para soltar até lá por 16h

Foi a vez então de Dallagnol mandar uma mensagem ao grupo Análise de clipping, dos assessores de imprensa.

Deltan - 23:05:51 - Caros, mantenham avaliando a repercussão de hora em hora, sempre que possível, em especial verificando se está sendo positiva ou negativa e se a mídia está explorando as contradições e evasivas. As razões para eventual manifestação são: a) contrabalancear as manifestações da defesa. Vejo com normalidade fazer isso. Nos outros casos não houve isso. b) tirar um pouco o foco do juiz que foi capa das revistas de modo inadequado.

De acordo com as informações divulgadas pelo Intercept, o assessor de imprensa estranhou o pedido e alertou que poderia ser um "tiro no pé".

Assessor 2 - 23:15:30 - Quem bate vai seguir batendo. Quem não bate vai perceber a mudanca de posicionamento e questionar. É uma parte do processo. Na minha visão é emitir opinião sobre o caso sem ele ter conclusão?e abrir brecha pra dizer que tão querendo influenciar juiz. Papel deles vai ser levar pro campo político. Imprensa sabe disso. E já sabe que vcs não falam de audiências geralmente. Mudar a postura vai levantar a bola pra outros questionamentos. Pq resolveram falar agora? Pq era o ex-presidente? E voltar o discurso de perseguição?é o que a defesa fez, faz?pq não tem como rebater a acusação. Acusação utilizar da mesma estratégia pode ser um tiro no pé.

Três minutos antes de mandar as mensagens ao grupo, Dallagnol havia escrito a Moro. Além de elogiá-lo pela condução da audiência, o procurador falou sobre a nota:

Deltan - 23:02:20 - Caro parabéns por ter mantido controle da audiência de modo sereno e respeitoso. Estamos avaliando eventual manifestação. A GN acabou de mostrar uma série de contradições e evasivas. Vamos acompanhar.

Moro - 23:16:49 - Blz. Tb tenho minhas dúvidas dá pertinência de manifestação, mas eh de se pensar pelas sulilezas envolvidas

O pedido de Moro para apontar as contradições da defesa de Lula seria discutido no chat Filhos do Januário 1 até o fim da noite e também na manhã do dia seguinte, 11 de maio. E, finalmente, atendido.

Os procuradores, acatando a sugestão de Moro, distribuíram uma nota à imprensa, repercutida por Folha de S. Paulo, Estadão, Jovem Pan e todos os principais veículos e agências do país. As notícias são centradas justamente na palavra desejada pelo juiz: "contradições".

Na nota, a força-tarefa expõe o que considera serem três contradições do depoimento de Lula e refuta diretamente uma alegação da defesa do petista, que os procuradores consideraram mentirosa.

Naquela noite, Dallagnol enviou uma mensagem a Moro para explicar por que não explorou a fundo as contradições do petista:

Deltan - 22:16:26 - Informo ainda que avaliamos desde ontem, ao longo de todo o dia, e entendemos, de modo unânime e com a ascom, que a imprensa estava cobrindo bem contradições e que nos manifestarmos sobre elas poderia ser pior. Passamos algumas relevantes para jornalistas. Decidimos fazer nota só sobre informação falsa, informando que nos manifestaremos sobre outras contradições nas alegações finais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp