A Prefeitura de Maceió reativou o Conselho Municipal do Plano Diretor, que tem como objetivo discutir o desenvolvimento da cidade e buscar melhorias em setores como habitação e mobilidade, dentre outros.
“Desde quando fui eleita Vereadora cobrei a atualização do Plano Diretor. E hoje, após três anos, vemos finalmente o Conselho sair do papel. Participei da primeira reunião e solicitei que a Câmara de Maceió, como representante direta do povo, tivesse um assento para que a gente possa acompanhar de perto as discussões”. Comentou Teca Nelma.
O atual plano em vigor é de 2005, e desde 2015 não recebe atualizações. Por Lei, o plano deve ser renovado a cada dez anos, e em 2025 tende a completar dez anos de defasagem. Com o atraso, os mais de 50 bairros da capital sofrem com problemas como trânsito e ocupação irregular.
“Falar de plano diretor é falar do uso e ocupação do nosso solo, e principalmente definir qual uso será dado nas áreas afetadas pelo crime cometido pela BRASKEM. Além disso, é através desse plano que construímos o desenvolvimento do Município do ponto de vista urbano, social e ambiental”. Pontuou a Vereadora.