DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
11/04/2024 às 10h46min - Atualizada em 11/04/2024 às 10h46min

Estudantes do Ifal participam de imersão sobre o programa Vida Nova nas Grotas

Alunos do Campus Penedo foram conhecer a Grota do Cigano e o Parque Linear, obras realizadas pelo Governo de Alagoas

Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente, do Instituto Federal Campus Penedo, participaram hoje de uma imersão para conhecer o programa Vida Nova nas Grotas. Os alunos integram o “Se Essa Rua Fosse Minha”, projeto de iniciação científica Junior (Pibic Jr.) apoiado pela Fapeal, e através dessa visita técnica levarão discussões para a sala de aula.

 

Os adolescentes de 15 a 17 anos tiveram um primeiro contato com o programa através da oficina Cidades 2030, realizada pela ONU Habitat e, agora, conheceram as iniciativas promovidas pela coordenadoria do programa e demais secretarias parceiras, como a Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano.

 

Após a explicação dos resultados e da transversalidade do Vida Nova nas Grotas em todo o estado, os estudantes foram à campo explorar a Grota do Cigano e o Parque Linear, em Maceió, para verem de perto a transformação realizada na comunidade.

 

 

A coordenadora do curso técnico do IFAL, Alline Lamenha, ressaltou a importância da visita para a continuação do aprendizado em sala de aula.

“No ‘Se essa rua fosse minha’ estudamos também sobre o planejamento urbano, e essa foi uma grande oportunidade para que os alunos aplicassem na prática os seus objetos de estudo”, afirmou.

 

A estudante Laura Santos destacou o processo de escuta da comunidade, que acontece durante as obras do programa. Para ela, isso significa dar voz à população.

“A experiência foi muito legal, abriu os meus olhos para as comunidades que antes eram invisibilizadas, e hoje têm voz e contam com um programa importante como o Vida Nova nas Grotas. Queria muito que outras pessoas que ainda não conhecem, possam vir algum dia”, disse.

 

O olhar social do Vida Nova Nas Grotas

 

Inédito no Brasil, o Vida Nova nas Grotas é a primeira iniciativa pública voltada aos espaços geográficos, popularmente conhecidos como “grotas”, ocupados pela população alagoana em precárias condições de moradia. As comunidades nunca antes haviam sido objeto de investimento do poder público na promoção de serviços básicos de cidadania e inclusão sócio-territorial. 

 

 

Ao voltar o olhar do Estado para comunidades até então invisíveis ao poder público, o trabalho pioneiro do Vida Nova nas Grotas tem sido reconhecido mediante a participação em importantes premiações e o recebimento de prêmios nacionais e internacionais


































alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp