DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
23/03/2024 às 09h27min - Atualizada em 23/03/2024 às 09h27min

Sesau promove curso de atualização em manejo clínico de arboviroses na II Macrorregião de Saúde

Iniciativa é voltada para enfermeiros e médicos e acontece em Arapiraca, no auditório do Cria, no próximo dia 26, a partir das 8 horas

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promove na próxima terça-feira ( 26), o Curso de Atualização em Manejo Clínico de Arboviroses, voltado para enfermeiros e médicos que atuam na Média e Alta Complexidade dos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde. O evento ocorre a partir das 8 horas, no auditório do Cria, situado no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca, e as inscrições podem ser feitias através do link https://doity.com.br/atualizacaopara-o-manejo-clinico-das-arboviroses-2-macro.


A gerente estadual de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, enfermeira Waldinéia Silva, explicou que o curso é voltado para os profissionais de saúde envolvidos no atendimento a pacientes acometidos pela dengue, Zika e chikungunya.

“O curso aborda sintomas, sinais de alarme, diagnóstico diferencial e tratamento”, explicou a gerente, ao informar que os facilitadores serão a enfermeira Naara Nascimento e os médicos infectologistas José Maria Constant e Luciana Pacheco, que atuam no Programa Estadual de Controle das Arboviroses.


Durante a capacitação serão evidenciados os principais sintomas das arboviroses, que são febre alta, dor de cabeça, nos ossos e articulações, dor atrás dos olhos, manchas pelo corpo, náusea, tontura e cansaço, vômitos, dificuldade de respirar, hemorragia, dor abdominal intensa, confusão mental e até perda da consciência, em casos mais graves. Por isso, será ressaltado que os profissionais devem atuar com agilidade e eficiência para realizar o diagnóstico da dengue, Zika e chikungunya em tempo oportuno, com o intuito de evitar o agravamento do quadro clínico do paciente, a evolução para as formas graves e, consequentemente, o óbito.
 

O secretário Gustavo Pontes (Saúde), destacou que o curso faz parte da programação de capacitações técnicas de 2024 para qualificar, ainda mais, a assistência aos alagoanos acometidos pela dengue, Zika e chikungunya.
 

“A capacitação faz parte do esforço da gestão estadual de saúde para qualificar os profissionais dos municípios e das unidades de saúde, visando a assistência ágil e eficiente e, consequentemente, o enfrentamento das arboviroses em múltiplas frentes ”, reforçou o gestor estadual da saúde.


















alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp