DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
27/02/2024 às 10h12min - Atualizada em 27/02/2024 às 10h12min

Nefrologista da Uncisal alerta sobre importância da hidratação no verão

Desidratação pode provocar dor de cabeça, cansaço excessivo e levar até mesmo à insuficiência renal

Cláudia Alves afirma que uma forma simples de perceber se o corpo está hidratado é através da observação da urina

Caracterizado pelas altas temperaturas e pelo calor intenso, o verão exige cuidados redobrados com a saúde. A médica nefrologista Cláudia Alves, que atua no Ambulatório de Especialidades da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Ambesp/Uncisal), alerta sobre a importância da hidratação como forma de compensar a perda de líquido e evitar problemas como cansaço excessivo, dor de cabeça, mau hálito e até, em casos de desidratação severa, insuficiência renal.

 

“A água é fundamental para a gente. Cerca de 70% do nosso corpo é composto de água. Com as altas temperaturas, a gente libera calor e perde bastante líquido pela transpiração, pela diurese [urina], pelas fezes e até mesmo pela respiração. E esses líquidos precisam ser repostos. A forma mais simples para repor o líquido que nós perdemos é através da ingestão de água”, explica a médica nefrologista.

 

Cláudia Alves afirma que uma forma simples de perceber se o corpo está hidratado é através da observação da urina.

“A nossa urina tem que ter a cor amarelo claro ou ser transparente. Quanto mais clara for a coloração, mais hidratada a pessoa está. Quanto mais escuro ou quanto menor for a frequência de idas ao banheiro, menos hidratada essa pessoa estará, o que deve ser sinal de alerta”, pondera.

 

A médica nefrologista explica que não há uma quantidade única e padrão de água a ser consumida pela população. De acordo com ela, a quantidade de líquido vai variar conforme o peso, a temperatura do ambiente ao qual a pessoa em questão se submete, a prática de atividade física intensa ou não.

“Em média, a gente pede para calcular de 30ml a 35ml por quilo de peso. No caso de uma pessoa que pesa 70kg, ela deve consumir, no mínimo, dois litros e cem ml de líquido”, acrescenta.

 

Conforme Cláudia Alves, o consumo de líquido deve priorizar água.

“Pode ser água mineral, água com gás ou ainda água de coco ou chá. O que deve ser evitado mesmo são as bebidas açucaradas, como bebidas esportivas, refrigerantes e sucos industrializados, porque contêm uma carga muito grande de açúcar. Mesmo os sucos integrais contam com o açúcar da própria fruta, o que não é indicado nestas situações”, afirma a médica nefrologista.

 

 

A médica ressalta que, entre as consequências da desidratação, estão a concentração da urina, constipação intestinal, cansaço excessivo, dor de cabeça, mau hálito e desânimo. Em caso de desidratação severa, pode haver uma insuficiência renal.“Para quem tem predisposição, pode haver ainda a formação dos chamados cálculos renais”, conclui.























alagoas.al.gov.br4


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp