DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
30/01/2024 às 10h51min - Atualizada em 30/01/2024 às 10h51min

Bloco Sururu da Lama publica nota de repúdio e critica "centralização de recursos" na gestão de JhC

Ainda de acordo com a nota, o bloco não sairá em sua completude neste ano de 2024

Bloco Sururu da Lama - Foto: Reprodução
O bloco carnavalesco "Sururu da Lama" divulgou, nesta segunda-feira (29), através das redes sociais, uma nota de repúdio referente à gestão do atual prefeito da capital alagoana, João Henrique Caldas (JHC). Segundo o bloco, o político vem "praticando de forma explícita uma gestão patrimonialista e conservadora".


Ainda de acordo com a nota, o bloco não sairá em sua completude neste ano de 2024 devido à "centralização" dos recursos, "que deveriam ser utilizados de forma democrática e justa para toda a cidade celebrar o carnaval". No texto, também é mencionado que a atuação do político é "contra as expressões culturais e artísticas de matrizes afro-indígenas".

O bloco tradionalmente formado por batuqueiros de grupos afro do estado, além de produtores e artistas locais, foi inspirado nos principais “blocos da lama” que existem em várias cidades do Brasil. Mas na capital de Alagoas, anima a folia do feriado de carnaval com tradições do nosso estado, como é o caso do caldinho do sururu e da lama, também do sururu, com a qual os foliões se melam durante o percurso. 

O molusco que dá nome ao bloco, além de movimentar a cultura local, se tornou patrimônio imaterial da cultura alagoana no ano de 2014. Esse ano, o bloco completa 23 anos. 

 

Leia a nota de repúdio completa:

"O BLOCO SURURU DA LAMA, vem por meio desta informar que devido a atual política cultural do prefeito bolsonarista da cidade de Maceió-AL João Caldas Filho, o qual vem praticando de forma explícita uma gestão patrimonialista e conservadora contra as expressões culturais e artísticas de matrizes afro-indígenas, não sairá em sua completude no ano de 2024. 

Esta gestão, utilizando-se da velha política de balcão, vem centralizando entre amigos os recursos que deveriam ser utilizados de forma democrática e justa para toda cidade celebrar o carnaval.

O BLOCO SURURU DA LAMA sempre contribuiu para as festividades carnavalescas celebrando a pluralidade cultural da cidade de Maceió, contudo, informamos que para nós do BLOCO SURURU DA LAMA, que comemoramos 10 anos em 2024, o Carnaval, assim como as Culturas e as Artes que celebramos, não são fenômenos sociais efêmeros! Vivenciamos um cenário de retrocesso na política pública cultural. Isso se torna mais perceptível na proposta de festividade de carnaval da gestão que vem ignorando procedimentos democráticos, públicos e justos de participação via editais de blocos independentes.

O BLOCO SURURU DA LAMA é um coletivo de trabalhadores das Áreas Técnicas da Cultura, Artistas, Fazedores Griôs, Percussionistas, Batuqueiros, realizadores do Audiovisual, que celebram a musicalidade dos tambores dos maracatus, e que através de políticas de editais para blocos independentes utilizava tal recurso para custear a produção e distribuição gratuita do Caldinho de Sururu e do Xequeté, sabores tradicionais da culinária de matriz afro-alagoana e da Lagoa Mundaú.

O BLOCO SURURU DA LAMA nasceu para fortalecer o orgulho de nos afirmar enquanto pertencimento e territorialidade, e em respeito aos nossos ancestrais que fazem parte da história de resistência carnavalesca de Maceió-AL. Portanto, finalizamos esta nota afirmando: Nenhum prefeito ou política vai silenciar os tambores de Maceió e o Carnaval de Rua da Periferia, pilares da Cultura desta Capital!Em breve divulgaremos nosso encontro.Viva às expressões culturais de Maceió!Abaixo o elitismo de balcão folclorista da gestão JHC!!

Maceió 29 de Janeiro de 2024"










jornaldealagoas.com.br







 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp