DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
11/01/2024 às 09h25min - Atualizada em 11/01/2024 às 09h25min

Balões brancos são soltos na frente do HGE para atentar a população sobre saúde mental

Em 2023, a maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas registrou 110 tentativas de suicídio

Servidores do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, se reuniram, na quarta-feira (10), com balões brancos para simbolizar o engajamento à campanha Janeiro Branco. A ação foi liderada por psicólogos, no objetivo de alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

 

Para ter uma ideia, em 2023 foram acolhidos 110 cidadãos que, declaradamente, tentaram o suicídio. “Declaradamente” porque a Psicologia do HGE entende que há pacientes que não admitem que buscaram acabar com a própria vida, ou familiares e amigos não conseguiram identificar essa perigosa iniciativa, então não fazem parte das estatísticas da maior unidade de Urgência e Emergência do Governo de Alagoas.

 

 

“Mas, com a nossa abordagem, junto com o quadro clínico e o perfil relatado pelos familiares e amigos, nós conseguimos perceber se há pelo menos uma tendência ao suicídio. Nesses casos, fazemos o acolhimento ao paciente e aos seus entes, sem julgamento, mas estudando o contexto para tamanha atitude. Se necessário, realizamos os encaminhamentos que precisar para o tratamento psicológico após a alta médica”, explicou a coordenadora de Psicologia, Soraya Suruagy.  

 

Os profissionais dedicados à saúde mental entendem que a genética, o estresse, o abuso de substâncias e traumas podem ser importantes complicadores, bem como os transtornos de humor, a esquizofrenia e o transtorno bipolar. Essa situação afeta o próprio indivíduo e todos que o cercam, uma vez que os seus atos podem causar dores, temporárias ou permanentes, em todos os envolvidos com essa vida.

 

“Por isso a importância dessa ação. As pessoas precisam compreender que problemas emocionais podem existir com qualquer pessoa e nem sempre essa pessoa sabe como enfrentar, como pedir ajuda. Desse modo, é importante que todos estejamos atentos e que saibamos agir com estratégia para evitar atos tão brutais como as mutilações, os atentados e o suicídio”, defendeu a psicóloga Isabella Costa.

 

Se quiser ajudar quem sofre de depressão ou qualquer outro transtorno mental, ponha-se disposto a apoiar e jamais ignore os sinais de que algo pode não estar bem. A depressão é uma doença que suga as energias, então uma alternativa pode ser incentivar a sair, comer e procurar ajuda profissional. E, nessas oportunidades, é preciso perceber se é momento de falar, de ouvir, ou só de viver um momento mais feliz e tranquilo.

 

“Foque na pessoa e ouça o que ela tem para dizer. Estude sobre o assunto. Se houver um pedido de ajuda ou qualquer comentário sobre suicídio, leve isso a sério e incentive a pessoa a procurar ajuda profissional. Não abandone a pessoa quando ela mais precisa. A saúde mental é fortalecida com hábitos saudáveis, terapia e sociabilidade”, informou a coordenadora.





















alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp