O jornal o Globo fez um levantamento sobre os gastos de propaganda nas prefeituras das 10 maiores capitais do Brasil. Os prefeitos, segundo a reportagem, turbinaram os gastos com a promoção e publicidade institucional este ano, que antecede o pleito de 2024. Os maiores aumentos de orçamentos foram registrados em cidades onde os gestores são candidatos a reeleição, caso de São Paulo e Maceió.
Entre as capitais listadas na reportagem, a capital de São Paulo foi o que mais aumentou os gastos. O orçamento para propaganda institucional em 2023 deu um Salto de 78%, saindo de R$ 140 milhões para R$ 249 milhões. A capital do Ceará, Fortaleza, aparece em segundo lugar na lista e também registrou um aumento expressivo. O orçamento inicial era de R$ 62 milhões e foi ampliado para R$ 94 milhões em crescimento de 51,5%.
A terceira capital que mais ampliou gastos, de acordo com o levantamento, foi Salvador, Bahia. A previsão inicial era de R$ 58 milhões e foi ampliada para R$ 80 milhões, uma variação de mais de 35%.
Mas nada se compara a capital de Alagoas. Maceió não aparece no levantamento de O Globo, mas de acordo com dados disponibilizados no portal da transparência do município o Orçamento com propaganda institucional na prefeitura cresceu de forma muito mais expressiva.
O orçamento inicial da Secom de Maceió para 2023 era de R$ 5,05 milhões. Mas de acordo com dados do portal da transparência, O orçamento foi ampliado a partir de dotações suplementares para mais de R$ 90,6 milhões, um crescimento de 1.794% ou quase 18 vezes o previsto inicialmente.
Para ampliar o Orçamento da Secretaria de Comunicação, o prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o JHC (PL) ordenou a transferência de dotação orçamentária de pastas como Saúde, Educação, Turismo e Cultura.
Ainda de acordo com o portal, até essa quarta-feira, 27 de dezembro, a Secretaria de Comunicação do município já tinha empenhado despesas de mais de R$ 71 milhões, gastos que superam e muito as gestões anteriores. Para se ter ideia, em 2020 no último ano da gestão de Rui Palmeira, as despesas da Secom foram de R$ 20,1. O crescimento, se comparado 2020 com 2023 é de mais de 250% no valor empenhado e de mais de 350% no orçamento da Pasta.
Maior crescimento de despesas no Brasil
Proporcionalmente a gestão de JHC também a que mais gasta com propaganda em todo o Brasil, considerando as capitais. Para se ter ideia, o município de São Paulo tem 12,3 milhões de habitantes e um PIB R$ 747 bilhões. A população de São Paulo é 12 vezes maior do que a de Maceió e o PIB é quase 30 vezes maior do que a capital de Alagoas (R$ 27 bilhões).
Já os gastos com propaganda institucional em São Paulo são apenas 2,8 vezes maior do que em Maceió. Mantida a proporcionalidade, os gastos de Maceió ficariam em cerda de R$ 1 bilhão.
A capital de Alagoas, por exemplo, gasta mais com propaganda – e nesse caso é superação do gasto real e não proporcional - do que a cidade de Recife, que tem 1,4 milhão de habitantes, Salvador, com 2,4 milhões de habitantes ou Fortaleza, com 2,6 milhões de habitantes.
veja as tabelas: